Bulbosas

Rainha-do-abismo – Sinningia leucotricha

A rainha-do-abismo é uma planta herbácea, tuberosa, de folhagem e florescimento ornamentais, originária do Paraná no sul do Brasil. Ela apresenta uma raíz tuberosa principal, com a parte superior exposta

Angélica – Polianthes tuberosa

A angélica é uma planta bulbosa de flores brancas e perfumadas que simboliza a pureza. Suas folhas são longas, estreitas e de cor verde, formando moitas semelhantes a capim. O florescimento oco…

Narciso – Narcissus cyclamineus

Majestosas flores amarelas, que se assemelham às flores das orquídeas, surgem ao final do inverno junto com a bela folhagem. Parece que estava tudo dentro do bulbo, prontinho para aparecer. Os …

Íris-amarelo – Iris pseudacorus

O íris-amarelo é uma planta herbácea, rizomatosa, entouceirada, conhecida por ser umas das raras espécies de íris com flores amarelas. Ele atinge em média 1,2 metros de altura, e apresenta f…

Jacinto – Hyacinthus orientalis

O jacinto é uma planta bulbosa e herbácea com uma belíssima floração na primavera. Seus bulbos são tunicados, podendo ser esbranquiçados ou arroxeados de acordo com a variedade. As folhas s…

Gorro-de-vasco – Farfugium japonicum

O gorro-de-vasco é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e florescimento ornamentais e pertencente à mesma família das margaridas. Ela é natural de regiões costeiras e ao longo de rios

Crino – Crinum x powellii

Florescendo quase todo ano, o crino pode ter flores brancas e róseas. As flores são como açucenas e as folhas são largas e suculentas. Perfeito para a formação de maciços a pleno sol, o cr…

Lírio-do-brejo – Convallaria majalis

O lírio-do-brejo é uma planta herbácea, rizomatosa e de pequeno porte, alcançado cerca de 25 cm de altura. O rizoma é horizontal, espesso e responsável pelo espalhamento da planta. As folhas…

Agapanto – Agapanthus africanus

O agapanto tem o jeitinho da serra. Tolerante a baixas temperaturas de inverno, nos presenteia com belas e globosas inflorescências com flores brancas ou azuis, dependendo da variedade. As inflor…

Lírio-do-amazonas – Eucharis grandiflora

O lírio-do-amazonas é uma planta herbácea, florífera e bulbosa, originária da floresta amazônica. Suas folhas são grandes, ovaladas, verde-escuras, pecioladas, brilhantes e coriáceas. A in…

Cebolinha-francesa – Allium schoenoprasum

A cebolinha-francesa é uma planta herbácea, condimentar e ornamental de origem europeia. É também uma bulbosa e cresce formando densas touceiras. Apresenta bulbo alongado, pequeno e branco, e suas folhas

Frésia – Freesia x hybrida

Há 16 espécies no gênero Freesia, todas elas são originárias do continente africano e a grande maioria delas – cerca de 12 espécies – vêm da África do Sul. As frésias são planta…

Clívia – Clivia miniata

A Clívia é muitas vezes confundida com a açucena, dada a semelhança, no entanto suas flores são menores, mais numerosas e agrupadas em um belo e compacto buquê. Outra diferença, é que as f…

Babiana – Babiana stricta

A babiana é uma planta bulbosa, de textura herbácea, que encanta a todos com suas flores azuladas e delicadamente perfumadas. Suas folhas têm forma de espada, são eretas, plissadas, pubescente…

Ciclame – Cyclamen persicum

O ciclame é umas das plantas envasadas mais comercializadas. Sua folhagem é muito ornamental, verde escura com manchas mais claras. As flores são seu diferencial, de pétalas invertidas, podem …

Lírio-tocha – Kniphofia uvaria

O lírio-tocha é uma planta herbácea, entouceirada de aspecto exótico. Suas folhas são verdes, glabras, afiladas, longas com margens serrilhadas. No entanto, o que chama a atenção nesta esp…

Caládio – Caladium bicolor

Os caládios são plantas bulbosas muito apreciadas devido à sua folhagem ornamental. Elas apresentam folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde…

Alho-doce – Tulbaghia simmleri

O alho-doce é uma planta bulbosa e florífera e, ao contrário da primo Alho-social (Tulbaghia violacea), apresenta um aroma doce, fragrante e suave. Os bulbos são estreitos e alongados, porém

Tulipa – Tulipa hybrida

Tulipa é o nome popular dado ao extenso grupo de espécies, variedades e híbridos do gênero Tulipa. O nome tem origem turco-otomana tülbend que significa turbante, uma alusã…

Gloxínia – Sinningia speciosa

A gloxínia é uma planta interessante. Suas folhas são grandes e arredondadas, suculentas e aveludadas e caem no outono e inverno. As flores são grandes e podem ser simples ou dobradas, de dive…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.