Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Raquelina

Nerine sp

Bruna Camargo Correa

Atualizado em

Raqueline - Nerine sarniensis

Raquelina ou raquel é o nome popular para as plantas ornamentais do gênero Nerine tais como a N. sarniensis e a N. bowdenii. O gênero Nerine possui cerca de 30 espécies, às quais crescem em locais rochosos e montanhosos na África do Sul. É uma planta bulbosa, herbácea e perene, com flores de grande valor ornamental. Os bulbos tem formato de garrafa bojuda e apresentam de 12 a 14 centímetros de diâmetro.

Suas folhas são de cor verde-clara, alongadas, canaliculadas e estreitas, e compõem a base da planta. As inflorescências despontam no final do verão e outono e são do tipo umbela, e crescem em hastes eretas acima da folhagem, lembrando um “guarda-chuvas”. Suas flores lembram lírios, têm as pétalas em forma de fitas e são onduladas nas laterais, com estames e anteras roxas. Apesar das cores distintas, elas são muito semelhantes em ambas as espécies.

No que se refere às flores de N. bowdenii, essas são de cor rosa brilhante e raramente brancas, enquanto que em N. sarniensis são vermelhas, podendo haver variações de cor laranja ou salmão. Há numerosos híbridos e cultivares de Nerine, bastante populares nos países de clima temperado. Não obstante sua beleza, elas ainda exalam um delicado aroma. O fruto é do tipo cápsula subglobosa com paredes membranosas e sementes ovóides.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bordadura de Raquéis
Foto de Alwyn Ladell

Essa planta bulbosa pode ser cultivada em áreas externas ou internas, desde que em ambientes internos recebam luz solar intensa. É comumente cultivada em grupos no jardim, formando maciços, mas também cai muito bem em vasos, jardineiras e mini jardins, destacando-se entre as outras espécies, devido a floração ornamental.

É ideal para compor um jardim de pedras ou até mesmo para preencher as laterais da parede ou da entrada da casa, como bordadura. Além disso, por ser uma flor de corte de longa duração, é muito usada para compor lindos arranjos e buquês. As raquelinas ainda atraem polinizadores, deixando o jardim mais interessante. Vale ressaltar que elas devem ser plantadas em locais que não serão mexidos por um longo período, para que tenham um desenvolvimento pleno. Sua manutenção envolve a remoção de folhas e hastes florais secas, assim como a fertilização para promover uma boa floração.

Nerine bowdenii
Foto de James Gaither

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. É uma planta que aprecia clima temperado, crescendo melhor em solos férteis, neutros a levemente ácidos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Plante os bulbos no final do verão, em solo preparado e a 4 cm de profundidade. Cubra em seguida com “mulching”, que podem ser folhas secas, palha ou casca de pinus. Apesar de ser considerada resistente (suporta temperaturas de até -15ºC), a raquelina não gosta do quente clima tropical, tampouco de umidade.

Da mesma forma, como não é fã de água em excesso, a rega deve ser regular, mas cuidadosa: prefira regar quando o solo já estiver quase seco, para não encharcar o bulbo, que pode apodrecer com facilidade. No inverno, os bulbos ficam dormentes, e a planta perde a folhagem. Neste momento, reduza as regas. É interessante que após a floração a planta seja fertilizada, suavemente, com fertilizante nitrogenado líquido, a fim de que os bulbos tenham reservas suficientes para a próxima floração.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Floresce melhor quando os bulbos são deixados a crescer livremente, sem replantio por pelo menos por 4 anos. Pode ser multiplicada por meio da divisão dos bulbilhos formando em torno da planta mãe, como também por meio da semeadura. Quando multiplicada por sementes, leva de 4 a 5 anos para iniciar a floração.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista