Plantas Daninhas

Erva-de-passarinho – Struthanthus flexicaulis

A erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis) é uma planta parasita, da família Loranthaceae e uma das espécies de erva-de-passarinho mais comuns no Brasil, atingindo diferentes tipos de árvores hospedeiras, tanto no meio

Dente-de-leão – Taraxacum officinale

O dente-de-leão é uma planta herbácea e perene, originária do continente europeu e mais comumente conhecida como uma erva daninha, de distribuição cosmopolita. Apresenta uma longa raiz pivotante e folhas

Hosta – Hosta spp

A hosta é uma planta herbácea, rizomatosa e de folhagem ornamental, originária da China, Coréia e Japão, e que faz bastante sucesso em países de clima temperado, sendo presença constante

Ipê-de-jardim – Tecoma stans

O ipê-de-jardim é uma arvoreta bastante ramificada, que pode alcançar 4 a 6 metros de altura. Ele apresenta folhas compostas por folíolos ovais-lanceolados, sub-sésseis e de bordas serrilhada…

Íris-amarelo – Iris pseudacorus

O íris-amarelo é uma planta herbácea, rizomatosa, entouceirada, conhecida por ser umas das raras espécies de íris com flores amarelas. Ele atinge em média 1,2 metros de altura, e apresenta f…

Trapoeraba – Commelina erecta

A trapoeraba é uma herbácea florífera originária dos trópicos, mas que possui grande capacidade de adaptação e hoje em dia pode-se vê-la em climas subtropicais e temperados. Ela apresenta …

Xanadu – Philodendron xanadu

O xanadu é uma planta herbácea ou subarbustiva, da família dos filodendros. Inicialmente pensava-se que era uma cultivar, resultado de hibridizações com a espécie Philodendron bipinnatifidum, realizado por um viveiro

Furcréia – Furcraea foetida

A furcréia é uma espécie de porte arbustivo, suculenta e de notável aspecto escultural. Ela é muito semelhante aos agaves, com a diferença de ter menos espinhos. Suas folhas são

Ipoméia – Ipomoea cairica

Trepadeira muito rústica de rápido crescimento. Possui flores de coloração rosa com o centro arroxeado, tendo outras variedades. Deve ser utilizada para cobrir treliças, cercas e muros. Depen…

Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio…

Alface-d’água – Pistia stratiotes

Planta aquática muito rústica e pouco exigente. Muitas vezes torna-se até uma planta daninha, devido à sua rápida multiplicação. No paisagismo é utilizada em aquários, fontes, lagos e esp…

Vassoura – Sida sp

A vassoura é uma planta herbácea, de reconhecido valor medicinal, originária das Américas. Apresenta folhas simples em forma de losango, ou oval-lanceoladas, com bordos serrilhados. Seus ramos…

Cambará – Lantana camara

Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou sem…

Algodão-bravo – Ipomoea carnea

O algodão-bravo é um arbusto florífero, rústico e ornamental, mas potencialmente perigoso em criações de gado. De porte médio, atinge de 1 a 4 metros de altura. Seu caule é ramificado, ere…

Jasmim-manga – Plumeria rubra

O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ing…

Mamona – Ricinus communis

A mamona é um arbusto ou arvoreta de textura semi-lenhosa, tropical, perene, conhecida por suas qualidades de aplicações na indústria química e na de biodiesel, mas que também apresenta folhagem,

Avelós – Euphorbia tirucalli

O avelós é um arbusto ou arvoreta, lenhoso, de seiva tóxica e aspecto único e decorativo. Seu caule é ereto e ramificado, de textura suculenta quando jovem, mas que vai

Picão-preto – Bidens pilosa

Embora no gênero Bidens existam diversas espécies ornamentais, a B. pilosa é muito conhecida em todo o mundo por ser uma invasora bastante agressiva. Presente em quase todos o…

Boa-noite – Ipomoea alba

A boa-noite é uma trepadeira volúvel, de caule semi-herbáceo e seiva leitosa. Ela cresce sobre suportes ou sobre a terra, interlaçando seus ramos verrucosos com frequência. Sua altura, ou com…

Pé-de-galinha – Eleusine indica

Desenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, sendo presença marcante em beiras de estradas e terrenos baldios além de infestar diversas culturas. Relativamente resistente à seca e a alta umidade…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.