Orquídeas

Orquídea-medusa – Bulbophyllum medusae

A orquídea-medusa é uma espécie florífera, epífita, de crescimento simpodial, originária das florestas de terras baixas, próximas ao nível do mar, da Tailândia, Bornéu, Filipinas, Ilhas de Sonda e Sumatra.

Pintora-brasileira – Brasiliorchis picta

A pintora-brasileira é uma orquídea com delicadas flores pintadas que exalam um delicioso perfume de mel. Ela é nativa da região sul e sudeste do Brasil, vegetando em altitudes de

Catléia-de-harrison – Cattleya harrisoniana

A Cattleya harrisoniana é uma espécie brasileira que tem como habitat a Serra do Japi, em São Paulo, seguindo pela parte baixa da Serra da Mantiqueira, mangues de quase toda a Baixada F…

Catléia – Cattleya spp

As Catléias estão entre as mais bonitas e populares orquídeas, sendo por este, entre outros motivos, as preferidas para a produção de híbridos comerciais da moda, normalmente com orquídeas…

Véu-de-noiva – Rodriguezia venusta

A orquídea véu-de-noiva é uma espécie epífita, de crescimento simpodial e que surpreende colecionadores e aficionados do mundo todopor sua flor ação espetacular e abundante. Seu porte é pequeno, não

Dendróbio-de-capuz – Dendrobium aphyllum

O dendróbio-de-capuz é uma orquídea simpodial, epífita ou litófita, decídua e muito florífera, que encanta a todos que a conhecem. Ela apresenta pseudobulbos afilados, cilíndricos, avermelhados, recobertos por uma película

Orquídea-grapete – Spathoglottis unguiculata

A orquídea-grapete é uma planta terrestre, herbácea e ornamental, reconhecida por suas flores, que possuem característico aroma de uva. Apresenta pseudobulbos pequenos, de onde surgem quatro folhas grandes, plissadas, estreitas,

ludisia discolor

Ludisia – Ludisia discolor

A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da grande maioria das orquídeas

Falenópsis – Phalaenopsis x hybridus

Falenópsis é o nome popular dado a um grande grupo de espécies e híbridos de orquídeas, pertencentes ao gênero Phalaenopsis. Esta orquídea epífita, apresenta crescimento monopodia…

Orquídea Pato-voador – Caleana major

A orquídea pato-voador é uma planta herbácea, terrestre e sua flor, como o próprio nome diz, lembra um pequeno pato em pleno vôo. Ela é originária do sul e do

Sapatinho – Paphiopedilum sp

As orquídeas do gênero Paphiopedilum são famosas pela peculiar forma de suas flores. Em sua maioria terrestres, elas se caracterizam por um labelo que parece uma taça ou saco, a sép…

Coelogyne – Coelogyne cristata

A Coelogyne é uma orquídea epífita, originária das montanhas do Himalaia e uma mais cultivadas no mundo. Ela possui belas flores, franjadas, com pétalas e sépalas de uma brancura imaculada,

Dendróbio-falenopsis – Dendrobium phalaenopsis

Planta de popularização recente, o dendróbio-falenópsis é um híbrido entre duas espécies epífitas. Seus pseudobulbos se assemelham aos dos dendróbios e suas flores são bem parecidas com …

Vanda – Vanda sp

O gênero Vanda é considerado um dos cinco mais importantes gêneros comerciais de orquídeas no mundo. Elas são em sua maioria epífitas, isto é, vegetam sobre o tronco das árvores,…

Sobrália – Sobralia macrantha

A sobrália, também conhecida como orquídea-bambú, é uma orquídea terrestre que forma moitas cheias, com flores enormes e belíssimas. Seu crescimento é simpodial, com pseudobulbos longos, d…

Olho-de-boneca – Dendrobium nobile

A mais popular de todas as orquídeas é também a que apresenta maior rusticidade e facilidade de cultivo, não dispensando no entanto os cuidados básicos que toda orquídea necessita. As cores …

Baunilha – Vanilla sp

Baunilha é o nome popular dado às orquídeas do gênero Vanilla. Elas são plantas herbáceas, terrestres e trepadeiras, conhecidas mundialmente pelo aroma de seus frutos. Em geral, est…

Chuva-de-ouro – Oncidium sp

Oncídio ou chuva-de-ouro são nomes populares dados a um grande grupo de espécies de orquídeas, pertencentes ao gênero Oncidium. A principal característica deste gênero é a presença de um …

Epidendro – Epidendrum spp

Este gênero compreende numerosas e diferentes espécies, em sua maioria, de características epífitas ou terrestres. A maior parte encontra-se em locais de altitude do Perú, Equador e Colômbia…

Orquídea-amor-perfeito – Miltoniopsis sp

Consideradas as orquídeas-amor-perfeito, pela semelhança de suas flores com o amor-perfeito, as Miltoniopsis são orquídeas epífitas e delicadas. Muitas vezes confundidas com Miltonias…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.