Campylocentrum aromaticum

O Campylocentrum aromaticum é uma orquídea natural e epífita, de crescimento monopodial e nativa do sudeste e sul do Brasil, assim como do nordeste da Argentina, onde vegeta em ambientes de cerrado e em áreas de Mata Atlântica, do nível do mar até mais de 900 metros de altitude. O nome do gênero “Campylocentrum” é a latinização das palavras gregas: καμπύλος (kampýlos), que significa “curvado”, e κέντρον (kéntron), que significa “esporão” ou “aguilhão”, em referência ao nectário que existe no fundo do labelo de suas flores. Já o nome da espéciearomaticum“, significa perfumado. O gênero “Campylocentrum” é composto por pouco mais de sessenta espécies de micro-orquídeas, algumas afilas (sem folhas), originárias das Américas. Este é um dos poucos gêneros monopodiais que é nativo do Brasil.

Detalhe das flores e inflorescência. Foto de Julio Cesar Zanatta.
Inicialmente a planta pode lembrar um broto de “Epidendrum“. Contudo, as raízes aéreas e as folhas alternadas denunciam se tratar de outra planta. Ela floresce no outono, despontando pequenas inflorescências, em rácemo, com flores delicadas, de cor branca e com a coluna amarela. As flores duram de 15 a 20 dias, e sua disposição se assemelha a um denso leque. Como o nome diz, são perfumadas, com um aroma que lembra o capim-limão (Cymbopogon citratus).

Deve ser cultivada sob luz difusa, com sombreamento de cerca de 60% (30.000 lux), em pequenos troncos ou pedaços de madeira de longa duração, como galhos de cafeeiro ou em árvores cítricas. Por se tratar de uma monopodial com muitas raízes aéreas, não tolera bem o envasamento, mas você pode cultivá-las como as Vandas (Vanda sp), em pequenas cestinhas. O Campylocentrum aromaticum cresce bem em temperaturas entre 5 e 35ºC, com umidade relativa do ar ao redor de 70% e excelente ventilação. As regas devem ser mais frequentes nas estações mais quentes e secas, de forma a manter um alto teor de umidade no ambiente. A adubação deve ser semanal para se evitar o excesso de sais. Uma sugestão de fertilização inclui uma solução 4 gotas de Peter’s 20-20-20 pronto para uso (2 gramas do adubo por litro) por litro de água de pulverizarão foliar. Ou seja, é uma fertilização frequente, mas bastante diluída. No inverno recomenda-se suspender as fertilizações e reduzir o número de regas, uma vez que a planta reduz seu metabolismo.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.