Cercas Vivas

Rosa-de-gueldres – Viburnum opulus

A rosa-de-gueldres é um arbusto decíduo, florífero, nativo da Europa e Ásia e cultivado como ornamental em países de clima subtropical a temperado. Sua ramagem é lenhosa, ramificando-se desde à

Bambu-japonês – Pseudosasa japonica

O bambu-japonês ou bambu-metake, como também é conhecido, é uma espécie ornamental, de textura semi-lenhosa e porte arbustivo, nativo do Japão e da Coréia. Ele é um bambu do tipo

Erva-mate – Ilex paraguariensis

A erva-mate é uma árvore dióica, perenifólia, de pequeno porte e conhecida principalmente por ser a fonte da erva de chimarrão, chá mate e tereré, bebidas populares no sul da

Kaizuka – Juniperus chinensis torulosa

O Kaizuka é uma pequena árvore de forma cônica ou colunar e de aspecto escultural e muito decorativo. Seus ramos são ramificados e compactos, com folhas pequenas e comprimidas, que lhe confere…

Chapéu-chinês – Holmskioldia sanguinea

O chapéu-chinês é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa de florescimento muito ornamental e peculiar. Apresenta ramos longos, um tanto pendentes e folhas ovaladas, com bordos serrilhado…

Goji – Lycium barbarum

Goji ou goji berry é o nome comum do fruto das espécies relacionadas Lycium barbarum e L. chinense. O goji é um arbusto decíduo e frutífero, que pertence à família das solanáceas (a mesma do tomate e da batata),

Tumbérgia-arbustiva – Thunbergia erecta

A tumbérgia-arbustiva é uma planta ereta como o próprio nome diz. Ela apresenta folhas pequenas, opostas, verde-escuras e ovaladas. O caule é de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ram…

Bambuzinho-de-jardim – Bambusa textilis gracilis

De cor e textura espetacular, o bambuzinho só acrescenta vida aos nossos jardins. De folhagem fina e coloração amarelo-limão, vai muito bem em renques e muros, não podendo faltar no jardim ja…

Serissa – Serissa foetida

A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai…

Ficus – Ficus benjamina

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em con…

Ixora-chinesa – Ixora chinensis

A ixora-chinesa é uma planta arbustiva própria para jardins tropicais. Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. As folhas são simples, de co…

Abélia – Abelia x grandiflora

A abélia é um arbusto muito florífero, bastante ramificado excelente para a formação de cercas vivas e renques junto a muros, além de ser facilmente conduzido como trepadeira sobre caramanch…

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

Bela-emília – Plumbago auriculata

Planta muito versátil e rústica, a bela-emília é largamente utilizada no paisagismo. Arbustiva e muito ramificada presta-se para cercas-vivas e pode ser tutorada como trepadeira. Suas flores s…

Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas

Azaléia – Rhododendron simsii

As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas varieda…

Oleagno – Elaeagnus pungens

O oleagno é uma arbusto lenhoso, ereto, perenenifolio e bastante ramificado. Seus ramos apesar de lenhosos, são bastante flexíveis quando jovens, o que auxilia na sua condução como cerca viva…

Lonícera – Lonicera nitida

A Lonícera é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e muito ramificada, de folhas miúdas, com textura fina e delicada. Nativa da China, ela é parente próxima da trepadeira Madressilva, apesar

Jasmim-café – Tabernaemontana divaricata

O jasmim-café é um arbusto lenhoso, perenifólio e florífero, nativo da Índia. É bastante ramificado e apresenta folhagem compacta, com folhas grandes, glabras, verde escuras, brilhantes, de formato elíptico e

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.