Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Bambu-japonês

Pseudosasa japonica

Raquel Patro

Atualizado em

O bambu-japonês (Pseudosasa japonica) ou bambu-metake, como também é conhecido, é uma espécie ornamental, de textura semi-lenhosa e porte arbustivo, nativo do Japão e da Coréia. Ele é um bambu do tipo entouceirante, que forma densas touceiras sobre um forte rizoma. Apresenta colmos eretos a ligeiramente recurvadas, finos, cilíndricos, de cor verde e com bainhas persistentes.

As hastes atingem de 2 a 4 metros de altura. Suas folhas são lanceoladas a lineares, acuminadas, brilhantes, verde-escuras na face superior e glaucas na inferior. As folhas do bambu-japonês são grandes se comparadas a outras espécies de bambu ornamentais. Raramente floresce, o que pode ocorrer em qualquer época do ano, despontando inflorescências do tipo panícula, compostas por pseudoespiguilhas, com flores hermafroditas e polinizadas pelo vento.

Harum.Koh
Detalhe das folhas. Foto de Harum.Koh

No paisagismo, o bambu-japonês demonstra grande versatilidade e invariavelmente cria uma atmosfera zen e tropical. Ele pode ser utilizado isolado, como destaque, ou em grupos, formando pano de fundo para outras espécies. É bastante interessante também seu uso em renques, na forma de cercas-vivas de aspecto tanto informal, como formal, através de podas de formação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As cercas-vivas bem densas de bambu-japonês são excelentes para contenção de barulho e poeira, além de formarem uma perfeita barreira visual, conferindo privacidade aos espaços. Vai muito bem em vasos, podendo decorar tanto áreas externas, como interiores bem iluminados. É um dos bambus mais resistentes à salinidade dos ventos marítmos, sendo ideal também para o litoral. Há que se cuidar apenas em conter a planta aos canteiros, através de anteparos subterrâneos, pois pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em qualquer tipo de solo, mas preferencialmente fértil, drenável, eriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Originário de clima temperado, o bambu-metake é ideal para as áreas serranas, onde outras espécies de bambu, mais tropicais, perecem. Com o tempo, alguns colmos ficam velhos e secos, dando um visual um tanto abandonado à touceira. Neste caso, a remoção destas hastes, devolve o aspecto viçoso à planta. Multiplica-se por divisão de rizomas e touceiras.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.