Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Zygopetalum maculatum

Zygopetalum maculatum

Julio Cesar Zanatta

Atualizado em

O Zygopetalum maculatum é uma orquídea natural, simpodial e epífita, originária do Peru, Bolívia e Brasil, incluindo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Tocantins. Podemos encontrá-la em diversos biomas, como na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Ela prefere áreas planas, muito úmidas, cobertas de musgo, semipantanosas, em altitudes de até 2.250 metros.

Também aparece em campos rupestres e ferruginosos, assim como áreas de floresta em Minas Gerais. O nome do gênero “Zygopetalum” é a latinização das palavras gregas Zygón = canga + pétalon = pétala, aludindo ao espesso calo na base do labelo que passa a impressão de puxar as peças florais. Já o nome da espécie “maculatum” significa manchado, devido as marcas nas pétalas e sépalas.

Foto de Julio Cesar Zanatta

Ela floresce na primavera e verão, despontando uma inflorescência do tipo rácemo, com 40 cm de comprimento, carregando de 8 a 12 flores. As flores medem de 4 a 8 cm de comprimento, são perfumadas e duram por cerca de 45 dias. Elas tem pétalas e sépalas verdes com manchas castanho-avermelhadas e labelo branco marcado com raias violetas. Apesar de essencialmente epífita, não é raro encontrar essa espécie vegetando como rupícola ou terrestre.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tolera variações de temperatura entre 3 a 35º C, no entanto, se submetida a temperaturas muito altas por longos períodos, pode ocorrer a morte das gemas. Por outro lado, temperaturas muito baixas por períodos prolongados causam queda de folhas, apesar de que não possui dormência. Aprecia sombreamento de 70% (com luminosidade de cerda de 24.000 lux), umidade relativa do ar superior a 65% e boa ventilação. Em dias quentes devemos pulverizar as folhas com água para aumentar a umidade.

Não tolera substrato seco por mais de 20 horas, pois é prejudicial à saúde das raízes e das folhas (as pontas secam e aparecem pontos secos). Requer muita água e prefere condições constantemente úmidas, mas não encharcadas, de forma que devemos permitir uma boa drenagem do substrato, mas sem secar totalmente. Em climas quentes e ensolarados, a orquídea deve ser bem regada, pois o metabolismo da planta acelera e isso consome água. Sem rega a água será retirada dos pseudobulbos e das folhas mais velhas e a planta irá murchar.

Foto de Julio Cesar Zanatta

Cultive em cachepôs do tipo caixeta, com substrato composto por partes iguais de casca de pinus (ou macadâmia) com turfa, argila expandida e musgo esfagno. Adube quinzenalmente para se evitar salinização. Uma sugestão de recomendação é fazer adubação foliar (primavera e verão) com uma solução de 2g (1 colher de café) de adubo NPK Peter’s 20-20-20 para cada litro de água. No substrato, podemos polvilhar mensalmente uma adubação orgânica do tipo AOSP (Viagra das plantas). No inverno é interessante ministrar um fertilizante com alto teor de fósforo (NPK 9-45-15).


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista