Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Vanda-teres

Papilionanthe teres

Raquel Patro

Atualizado em

A vanda-teres (Papilionanthe teres) é uma orquídea de crescimento monopodial, que se desenvolve sobre os ramos de árvores (epífita) e possuem flores grandes e bonitas, que lembram borboletas. Elas ocorrem no sudeste asiático, desde o leste do Nepal, Butão e nordeste da India, pela Birmânia, Tailândia, Laos, Vietnã e sudeste da China. Elas também são encontradas nas Ilhas de Andamão e Nicobar. O nome botânico dessa orquídea sofreu algumas mudanças com o tempo e até hoje é polêmico entre os especialistas em orquídeas.

Ela já foi classificada dentro dos gêneros Dendrobium, Aerides e Vanda, até chegar a Papilionanthe. O nome do gênero vem do latim, sendo a união das palavras “papilio” (borboleta) e “anthe” (flor). Já o nome da espécie também vem do latim teres, e significa circular, em referência as folhas da planta, que são cilíndricas. Curiosidade: A famosa Vanda ‘Miss Joaquim’, flor símbolos de Singapura, é um híbrido entre a Vanda teres (Papilionanthe teres) e Papilionanthe hookeriana.

Foto de Stefano

As vandas-teres são caracterizadas por seus caules finos, longos e ramificados, que crescem rapidamente, alcançam facilmente 2 metros de comprimento e podem produzir várias mudas aéreas. Suas folhas são alternas, do tipo terete (longas e cilíndricas, como folhas de cebolinha), eretas ou recurvadas e tem cerca de 15 cm de comprimento. Ela produz raízes aéreas que surgem dos nós e ficam geralmente em ângulo reto com as folhas. Já as inflorescências despontam dos nós também, mas em oposição às folhas.

Elas podem alcançar 30 cm de comprimento, e carregar de 3 a 6 flores, que se abrem gradativamente da base até a ponta da inflorescência. As flores surgem na primavera, são perfumadas e tem boa durabilidade e tamanho, com de 5 a 10 cm de diâmetro. Geralmente são de cor rosa pálido ou rosa, de labelo de cor rosa intenso, com o centro amarelo, estriado de vermelho. Ocorre ainda uma forma de flores brancas, a P. teres f. candida. Além da Vanda-teres há outras espécies deste gênero em cultivo, que incluem P. hookeriana, P. tricuspidata, e P. vandarum.

Foto de Vijay Anand Ismavel

Deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno, mas pode ser conduzida à meia sombra em locais muito quentes ou secos, que podem provocar queimaduras em suas folhas. Essa orquídea gosta de alta intensidade luminosa, exigindo de 50000 a 60000 lux. Se for utilizar tela de sombreamento, que esta não passe de 30%. Não é necessário substrato para o cultivo dessa espécie, mas alguns cultivadores gostam de colocá-las em caixetas contendo casca de pinus, carvão e isopor. Apesar disso, ela tem um comportamento trepador e será necessário tutorá-la sobre um suporte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você pode cultivá-la também sobre um tronco, cerca de alambrado ou outro. Aprecia o calor tropical, alta umidade do ar e ventilação intensa. Suplemente a umidade, pulverizando a planta várias vezes ao dia, preferencialmente com adubação bem diluída em doses homeopáticas, da mesma forma que as orquídeas do gênero Vanda. Utilize na Vanda-teres apenas adubos solúveis de alta qualidade, como os Peter’s ou PlantProd e complemente com biofertilizante. Não tolera estiagem ou frio intenso, sujeito à geadas. Multiplica-se por separação de segmentos que contenham raízes, e pelo menos 20 cm de comprimento.

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.