O Girassol-mexicano, da espécie Tithonia diversifolia, é uma planta originária do México, América Central e Caribe, de textura semi-herbácea, e porte arbustivo que se destaca em todo o mundo pelo seu florescimento ornamental, aplicações medicinais, como forrageira e até como adubo verde. Esta planta cresce de forma ereta, vigorosa e ramificada, atingindo alturas que variam de 1,5 a 4 metros. Seu ramos são vigorosos e crescem rapidamente, porém são um tanto quebradiços, não tolerando muito manuseio ou ventos fortes. Eles são herbáceos quando jovens e gradativamente vão se tornando lenhosos a partir da base. Suas folhas podem ser inteiras ou lobadas, são alternas, serrilhadas e apresentam uma textura pubescente.
O Girassol-mexicano produz inflorescências notáveis, que podem ser encontradas tanto nas extremidades quanto nas axilas das folhas. Suas flores são de um amarelo vistoso e intenso a alaranjado, e se agrupam em grandes capítulos solitários, lembrando muito os girassóis tradicionais. Essas flores deslumbrantes geralmente desabrocham abundantemente durante os meses de outono, inverno e primavera. Durante todo o período de floração, o girassol-mexicano atrai, com seu aroma de mel, muitos polinizadores, como abelhas e borboletas. Os frutos formados a seguir são do tipo aquênios.
Se você está planejando um jardim de grandes dimensões, em uma região de clima tropical, considere adicionar o Girassol-mexicano. Suas flores deslumbrantes e aparência exuberante certamente irão enriquecer o seu espaço ao ar livre. Ele é uma ótima opção também ao longo de estradas e caminhos, na forma de renques. Pelo seu rápido crescimento, é interessante para jardins novos, em áreas que foram desprovidas de vegetação. Em pouco tempo é possível criar um efeito estonteante e com uma profusão de flores.
Como atinge grandes dimensões, seus renques informais podem ser úteis para realizar bloqueio visual de algumas áreas do jardim, assim como para barrar a poluição do ar e sonora que vem de rodovias ou fábricas. Além do rápido efeito no jardim, ela é um excelente adubo verde. O ramos resultantes da poda podem ser triturados e deixados sobre os canteiros como um potente fertilizante, tanto pelo seu alto teor de nutrientes, quanto pela adição de uma fonte consistente de matéria orgânica, com uma ótima relação carbono/nitrogênio.
O Girassol-mexicano prospera quando plantado em locais ensolarados e em solo fértil, desde que seja devidamente irrigado durante o período seco. A planta bem estabelecida e sem irrigar pode até não morrer, mas ficará com um aspecto sofrido, com folhas esparsas e queimadas. Além disso, devido ao seu crescimento vigoroso, é recomendado realizar podas drásticas logo após o florescimento, estimulando um aspecto mais arredondado e denso da planta, e reduzindo sua altura.
É importante mencionar que o Girassol-Mexicano é uma planta resistente, mas não tolera bem as baixas temperaturas. Portanto, é mais adequado para regiões que possuam climas tropicais e equatoriais. Não suporta as geadas de áreas subtropicais a temperadas, que deixarão sua folhagem bastante prejudicada. No entanto, dependendo do dano, uma boa poda pode recuperá-la e estimular novas brotações. Além disso, é bastante interessante seu uso como planta anual, efetuando a renovação dos canteiros com replantio de novas mudas, produzidas em estuda, durante a primavera. Se adapta muito bem à regiões litorâneas.
A propagação desta planta é facilmente feita a partir de sementes, que costumam germinar naturalmente e formar mudas próximas à planta mãe. Essa característica facilita sua multiplicação e torna o Girassol-Mexicano uma excelente escolha para quem deseja cultivar uma bela planta ornamental. Pela mesma razão, essa espécie pode se tornar invasiva em algumas situações. Mas atente que logo após colhidas as sementes não tem boa taxa de germinação, que atinge seu ápice somente 4 meses depois da colheita, quando se torna o momento ideal de semeá-las. Outra forma muito simples de multiplicar o girassol-mexicano é por estaquia. Corte estacas do terço médio dos ramos verdes, com cerca de 30 cm de comprimento, e plante em substrato leve e mantido úmido. O enraizamento da planta é veloz, e em poucos dias poderão ser observadas brotações.