Jacinto – Hyacinthus orientalis

O jacinto é uma planta bulbosa e herbácea com uma belíssima floração na primavera. Seus bulbos são tunicados, podendo ser esbranquiçados ou arroxeados de acordo com a variedade. As folhas são espessas, brilhantes e longas e surgem em numero de quatro a seis na primavera. A inflorescência é ereta e simples, de formato cilíndrico, com numerosas flores cerosas, simples ou dobradas, duráveis e muito perfumadas, de cor rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela. Há mais de 60 variedades disponíveis.

Os jacintos são plantas que exigem um manejo cuidadoso e um período correto de frio, assim como as tulipas e narcisos. Por este motivo, só é possível vê-los florescer no Brasil caso tenham passado seu período de repouso em câmara fria, ou em locais serranos do sul do país. Eles devem ser plantados no outono, para que os bulbos permaneçam durante o inverno em solo fresco e frio, para somente então despontar as primeiras folhas e a haste floral na primavera. Após a floração, procede-se o corte da haste floral e aguarda-se as folhas amarelecerem para que possamos remover os bulbos e guardá-los em local seco e fresco até o próximo outono.

Os jacintos têm sua beleza destacada se plantados em vasos e jardineiras, ou em extensos maciços monocromáticos no jardim. Sua beleza exuberante e clássica, combina com as outras plantas bulbosas que florescem no mesmo período. É adequado aos jardins de estilo europeu, como o jardim inglês ou o francês, entre outros. É usual também o florescimento forçado, na terra ou em vasos especiais de vidro, que possibilitam uma rápida floração, em detrimento da perpetuação do bulbo. É utilizado também como flor de corte.

Devem ser cultivado sob luz difusa ou meia sombra no início da brotação. Após o estabelecimento das folhas devem receber sol direto para acumular a energia necessária à próxima floração. O substrato deve ser leve, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera o calor excessivo. Multiplica-se por bulbos, formados em torno da planta mãe.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Dalva Medeiros

    Planta maravilhosa. Ganhei de meu genro, adorei! Não conhecia, vim procurar como cultivar. Achei bem esclarecedoras as dicas aqui encontradas. Quero conhecer mais e cultivar outras cores.