Lírio-do-amazonas – Eucharis grandiflora

O lírio-do-amazonas é uma planta herbácea, florífera e bulbosa, originária da floresta amazônica. Suas folhas são grandes, ovaladas, verde-escuras, pecioladas, brilhantes e coriáceas. A inflorescência, sustentada por um longo escapo floral, é do tipo umbela, com cerca de 3 a 10 flores grandes, brancas, cerosas e muito perfumadas. As flores do lírio-do-amazonas são semelhantes às flores de narciso (Narcissus cyclamineus). A floração geralmente ocorre na primavera.

Excelente para ambientes internos e varandas, o lírio-do-amazonas é uma das poucas plantas que floresce na sombra. Além disso, mesmo sem flores, podemos apreciá-la, pois sua folhagem é muito decorativa. Também pode ser plantada em vasos largos e, caso seja bem cuidada, recebendo boa luminosidade, irrigação e adubação é capaz de florescer até três vezes ao ano. O local ideal para esta planta bulbosa no jardim é em canteiros adubados sob a copa das árvores, onde a luz difusa do ambiente é ideal para o seu desenvolvimento.

Deve ser cultivado sob meia-sombra ou sombra, em substrato leve, fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado freqüentemente. O lírio-do-amazonas aprecia o calor tropical, mas pode ser cultivado em estufas nos países de clima temperado. Os canteiros devem ser reformados a cada dois anos. É sensível ao ataque de lagartas, ácaros e fungos. Multiplica-se por separação dos bulbos que se formam junto a planta mãe e por divisão da touceira.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Lírio-do-amazonas – Eucharis grandiflora

  1. Minha mãe tinha um vaso lindo com estes lírios.
    Quando ela morreu, e já se vão 20 anos, continuei cuidando das flores dela. Cada vez que davam flores, tirava fotos pra guardar.
    A uns 8 anos atrás deu uma praga de taturanas miúdas nos bulbos, o que levou a morte das plantinhas. Fiquei muito triste, pois é difícil de achar mudas.
    Mas, a uns três meses percebi que estão nascendo folhas no vaso.
    Que alegria a minha, sei q vai demorar um pouquinho, mas não vejo a hora de poder tirar fotos dos novos lírios…

  2. Eu adquiri a muda através de um bulbo que minha mãe me deu, apos cinco anos do falecimento da minha mãe que ele foi florecer, achei até que não fosse lírio. Hoje todo ano ele me presenteia com suas flores.

  3. EU FICO PUTO DA VIDA QUE VCS FALAM TUDO MENOS AS DOENÇAS QUE PODEM ACOMETER A PLANTA. POR EX: ESTOU QUERENDO SABER PORQUE NOS CAULES APARECEM MANCHAS BRANCAS. ALIÁS TANTO VCS QUANTO OS OUTROS POIS NÃ ENCONTREI ABSOLUTAMENTE NADA A RESPEITO.

  4. As doenças são na maioria das vezes comuns a muitas plantas. É mais interessante você pesquisar sobre as doenças e seus sintomas especificamente do que procurar pelas doenças que acometem cada espécie de planta.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *