Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Grifínia

Griffinia liboniana

Raquel Patro

Atualizado em

Também conhecido como amarílis-azul (Griffinia liboniana), a grifínia é uma planta bulbosa e florífera, originária e endêmica da Mata Atlântica, um ecossistema brasileiro de grande biodiversidade. Esta bela planta ainda é rara em cultivo. O habitat seriamente alterado pelo desmatamento, aliado à coleta predatória, tornam a Griffinia liboniana, uma espécie ameaçada de extinção.

Suas folhas são verdes, coriáceas, elípticas e pecioladas a diferenciam de outras espécies do gênero Griffinia. Uma característica única são as manchas brancas salpicadas no limbo das folhas. As flores da grifínia são grandes, lilases ou azuis, e surgem em inflorescências do tipo umbela. Estas inflorescências são sustentadas por longos e eretos pendões florais que se destacam acima da folhagem. Em boas condições de cultivo, a grifínia pode florescer até três vezes ao ano.

Foto de 澎湖小雲雀

Esta rara bulbosa brasileira deveria ser mais amplamente cultivada, levando em conta sua beleza e facilidade de cultivo. Apesar de seu crescimento moderado a lento, ela é uma excelente escolha para ser plantada em canteiros e maciços no jardim. Idealmente, deve-se optar por locais sombreados, ou mesmo em vasos e jardineiras, onde a grifínia decora ambientes internos com maestria. Mesmo sem flores, esta planta mantém sua folhagem vistosa e bonita, adicionando charme a qualquer espaço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para um cultivo ideal, a grifínia deve ser plantada sob meia sombra, ou luz difusa, em solo fértil, humoso, enriquecido com matéria orgânica, leve e bem drenável. Originária de florestas úmidas, esta espécie aprecia o calor e a umidade tropicais, mantendo-se enfolhada durante todo o ano. A irrigação deve ser adaptada ao período vegetativo e ao clima, mantendo o solo úmido durante o crescimento e a floração. Após este período, é recomendável reduzir um pouco as regas.

Em locais mais frios, como em clima subtropical ou temperado, a grifínia se torna dormente no inverno, o que permite reduzir ainda mais as regas ou até suspendê-las. É importante notar que a planta teme geadas ou frio intenso. Curiosamente, apesar de pouco exigente em iluminação, ela floresce mesmo em sombra clara. Fertilize com adubos equilibrados, do tipo NPK, numa proporção 10.10.10. Como seu crescimento é moderado a lento, utilize uma dose menor se comparada às outras plantas do jardim.

A multiplicação da grifínia pode ser feita por separação dos bulbilhos formados ao redor da planta mãe por ocasião do replantio anual ou através de sementes frescas, que germinam com facilidade.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.