Clívia – Clivia miniata

A Clívia é muitas vezes confundida com a açucena, dada a semelhança, no entanto suas flores são menores, mais numerosas e agrupadas em um belo e compacto buquê. Outra diferença, é que as flores da clívia são vermelhas a alaranjadas (e raramente amarelas), com o centro amarelo, enquanto as açucenas já apresentam outras variedades de cores. A folhagem da clívia também é bastante ornamental.

Deve ser cultivada sempre a pleno sol. Na maioria das vezes seus bulbos são plantados em vasos e jardineiras, porém podemos formar maciços e bordaduras. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras após a floração.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

3 comments on “Clívia – Clivia miniata

  1. Tenho Clívias, de lindas folhas, mas que só floriram uma vez…elas têm anos de idade.
    Na maior parte as flores são cor de laranja, uma delas tem cor bege.
    Estão plantadas umas ao lado das outras, vão-se multiplicando através do rizoma, em meia sombra. São as Divas da minha varanda, que tem floreiras 40×70. Não dão flores, apesar de permanecerem lindas, de inverno ou de verão.

  2. Estou tentando comprar clivia amarela para fazer polinização com as que eu tenho aqui que é a laranja.
    Mas está muito difícil encontrar a clivia amarela aqui no Brasil, só em site chinês.

  3. Raramente as minhas Clívias dão flor! Plantei uma fileira, rente ao muro da varanda, em grandes floreiras. Algumas até se multiplicaram, dando origem a filhos de folhas, que tirei e plantei em lugar mais espaçoso. Não têm sol direto, mas têm muita claridade.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.