Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Lírio-aranha-vermelho

Lycoris radiata

Raquel Patro

Atualizado em

Lycoris radiata
Detalhe da folhagem de Lycoris radiata. Foto de 朝姫

O lírio-aranha-vermelho (Lycoris radiata) é uma planta bulbosa, herbácea, perene e de floração exuberante, originária da China. Ela é um forte símbolo no budismo e na sociedade japonesa, representando a morte, a dor e a saudade. Por essa razão, é bem tradicional sua utilização em cemitérios para homenagear e lembrar dos entes queridos já falecidos. No entanto, apesar do que pode parecer, essa espécie não era inicialmente utilizada com o objetivo de enfeitar os túmulos. Trata-se de uma planta venenosa, assim, era cultivada para evitar que roedores escavassem os restos mortais. Por essa mesma razão, é utilizada também para proteger os arrozais, sendo cultivada como bordadura nos campos.

Apresenta um bulbo tunicado, subterrâneo, e folhas rosuladas, basilares, que possuem cor verde-escura azulada e uma linha central mais clara. As folhas têm formato alongado, linear e estreito, com textura coriácea a carnosa. Já suas inflorescências surgem entre o final do verão e outono, geralmente após um período chuvoso, e tem longa duração. Elas são do tipo umbela, com hastes de 30 a 70 centímetros de altura e 4 a 6 flores de cor vermelha-coral, muito brilhantes. As flores são formadas por 6 pétalas, compridas, estreitas e recurvadas, com longos estames.

O lírio-aranha-vermelho bordando arrozais. Foto de Bariston

Uma característica singular dessa espécie é que as folhas e a inflorescência nunca surgem ao mesmo tempo. Primeiro ocorre a floração, para em seguida virem as folhas, que permanecem por todo o inverno. Por essa razão, tanto na cultura chinesa quanto na japonesa, ela também é um símbolo dos ciclos da vida e da renovação. Ocorrem ainda diferentes variedades, cultivares e híbridos, que podem apresentar maior ou menor porte, flores de cor amarelo-ouro, rosa ou branco.

No paisagismo, o lírio-aranha deve receber um lugar de destaque, pois é impossível que suas flores grandes e vermelhas passem como coadjuvantes na composição. O efeito das manchas vermelho-sangue é verdadeiramente estonteante. Como gosta de solo drenados, é uma boa escolha para planaltos e canteiros elevados. De fato, é uma ótima opção para formar maciços ou bordaduras floridas que contrastam com o restante do jardim.

O lírio-aranha-vermelho é perfeito para bosques iluminados. Foto de t-mizo

Por ter ciclos bem definidos de floração, crescimento e dormência, é uma planta de escolha para jardins que se modificam ao longo do ano e valorizam as mudanças de estações. Também pode ser plantada em vasos, em grupos de 3 a 5 plantas, para um maior impacto visual. Além disso, o lírio-aranha é uma excelente flor de corte, utilizada em arranjos e buquês, de grande durabilidade. Bastante atrativa para borboletas e outros polinizadores, trazendo ainda mais vida ao jardim. Não é uma planta exigente quanto à manutenção, devemos atentar apenas para poda de limpeza da folhagem amarelada e murcha no final do ciclo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve ser cultivada preferencialmente sob meia-sombra recebendo o sol da manhã ou da tarde, mas tolera o sol pleno, principalmente sob clima frio. Aprecia solos bem drenados, profundos e ricos em matéria orgânica.

Variedade amarela. Foto de Tanaka Juuyoh

A rega deve ser feita quando o solo estiver superficialmente seco, devendo ser um pouco mais intensa na fase que antecede a floração, e moderada durante todo o florescimento e desenvolvimento das folhas. Durante o período de dormência, ou seja, no verão, o ideal é reduzir as regas ao mínimo. Em locais com verão úmido, convém cultivá-la em vasos. Nas estações mais frias deve ser protegida com uma cobertura morta, como folhas, cascas de pinus ou palha, podendo resistir até -5ºC. É importante evitar o replantio frequente dessa espécie, pois não apreciam que suas raízes sejam perturbadas. Assim, prefira reformar os canteiros a cada 6 ou 7 anos para renovar o substrato, dividir as touceiras, mantendo o vigor das plantas. A propagação do lírio-aranha pode ser feita pela divisão dos bulbos ou semeadura. Faça o plantio dos bulbos, no final do verão, antes do florescimento, cobrindo-os com uma camada de solo de 2 a 3 vezes a sua altura. Em canteiros úmidos e vasos, é interessante deixar o colo (a parte superior) do bulbo exposto acima do solo, para um melhor desenvolvimento. A floração se iniciará após o segundo ou terceiro ano do plantio.

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.