Apocynaceae

Jasmim-leite – Trachelospermum jasminoides

O jasmim-leite é uma trepadeira lenhosa e florífera, que cresce além de 3 metros de altura e é de origem asiática. Apresenta ramagem fina, delicada e muito ramificada, com aspecto

Rosa-do-deserto – Adenium obesum

A rosa-do-deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais ári…

Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas

Jasmim-café – Tabernaemontana divaricata

O jasmim-café é um arbusto lenhoso, perenifólio e florífero, nativo da Índia. É bastante ramificado e apresenta folhagem compacta, com folhas grandes, glabras, verde escuras, brilhantes, de formato elíptico e

Jasmim-manga – Plumeria rubra

O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ing…

Vinca-pendente – Vinca major

A vinca-pendente é uma planta herbácea e perene, de ramagem prostrada, pubescente e seiva leitosa. Apresenta folhas ovaladas ou cordiformes, coriáceas, opostas e brilhantes, muito ornamentais,…

Dipladênia – Mandevilla splendens

A dipladênia é uma trepadeira semilenhosa e volúvel, conhecida internacionalmente por sua belíssima floração. Ela apresenta folhas perenes, coriáceas, elípticas a lanceoladas, com nervuras…

Alamanda-roxa – Allamanda blanchetti

A alamanda-roxa é uma planta muito rústica e bonita. Ela apresenta ramos longos e arroxeados e folhas ovaladas, coriáceas, verdes e brilhantes. As flores são grandes, de cores envelhecidas, qu…

Chapéu-de-napoleão – Thevetia peruviana

O chapéu-de-napoleão é uma planta arbustiva, de textura lenhosa, e folhagem e floração decorativas. O caule é ramificado, com casca cinzenta e seiva leitosa, muito tóxica. As folhas têm fo…

Planta-coração – Hoya kerrii

A planta-coração é uma trepadeira herbácea, epífita e suculenta, que como o nome diz, tem folhas em formato de coração. Por este motivo, essa flor-de-cera é conhecida e cultivada no

Alamanda – Allamanda cathartica

Trepadeira bastante conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. A folhagem também é bastante ornamental, compost…

Vinca – Catharanthus roseus

Planta muito rústica e pouco exigente, com delicadas flores simples, róseas, com o centro de tonalidade mais forte. Muitas vezes surge até como planta espontânea nos jardins. Existem ainda va…

Espirradeira – Nerium oleander

Um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público, a espirradeira pode ser observada em muitas avenidas e parques. Apresenta atualmente diversas variedades, com flores brancas, amarela…

Alamanda-de-cerca – Allamanda polyantha

Arbusto muito florífero, excelente para a formação de cercas vivas informais, não muito compactas e com muitas flores. bastante compacto e rústico, de folhas pequenas. As flores tubulares e a…

Flor-de-cera – Hoya carnosa

A flor-de-cera é uma trepadeira perene, de textura semi-herbácea e ramagem pouco ramificada. Apresenta folhas opostas, coriáceas, carnosas e espessas, com pecíolo curto. Ocorrem ainda variedad…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.