Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas e de cor verde-escura. Se cultivada em clima tropical, ela desponta flores durante o ano todo, com mais abundância na primavera e verão. As flores podem ser solitárias ou em pequenos cachos. Elas são pentâmeras e lembram as da Vinca (Catharanthus roseus), pois tem aquele típico formato de catavento. Sua cor é um rosa pálido e delicado, com o centro vermelho.

Ainda pouco popular entre paisagistas, a cópsia figura em raros jardins. No entanto, quem a conhece e cultiva tem-lhe um apresso especial. Não é nenhuma planta exuberante, mas sua beleza é elegante e ela é rústica no trato. Pode ser cultivada isolada, em grupos, renques ou em conjunto com outras espécies. Exige pouca manutenção, que se restringe a adubações semestrais e suplementação nas regas, quando há risco de estiagem. Também pode ser plantada em vasos, adornando assim pátios e varandas ensolaradas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera estiagem prolongada. Aprecia o calor e umidade tropicais. Realize podas leves ou até mesmo não efetue podas, pois ela se ressente de podas mas drásticas. Não plantar em clima temperado, pois não resiste à geadas ou temperaturas congelantes. Plantas conduzidas sob sol pleno tendem a ser mais compactas e a florescer mais. Multiplica-se por estaquia de ramos semilenhosos e por alporquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Na medicina tradicional oriental ela é utilizada no tratamento de sífilis e ferimentos.
  • Propriedades: Colinérgica
  • Partes Utilizadas: Não estabelecido.

Alerta:

Como outras da mesma família, a cópsia é uma planta tóxica. Não ingerir e evitar contato com a seiva durante as podas. Manter longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.