Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Tapete-persa

Edithcolea grandis

Raquel Patro

Atualizado em

O Tapete-persa é uma planta suculenta, nativa da região dos Grandes Lagos da África (que inclui o Quênia, Tanzânia e Uganda), do Chifre da África (Etiópia, Somália, Dibouti) e do Iêmen, incluindo o arquipélago de Socotra. Ela se desenvolve em terrenos áridos, com elevação entre 200 a 1500 metros acima do nível do mar. O gênero Edithcolea é monotípico, ou seja é de uma única espécie: a Edithcolea grandis.

Foto de Reggie1

O nome do gênero, Edithcolea, é uma homenagem a Edith Cole (1859–1940), uma exploradora que coletou a planta, juntamente com Lort Phillips, durante uma expedição botânica em 1895 no norte da Somália. Até pouco tempo atrás, essa espécie estava classificada na família Asclepiadaceae, que se tornou recentemente a subfamília Asclepiadoideae dentro da família Apocynaceae.

Em seu habitat, o tapete-persa pode ser encontrado sob sol pleno, mas é mais comumente encontrado semisombreado por rochas ou pequenos arbustos, em regiões secas e áridas. Ele apresenta caule ramificado, com ramos decumbentes, desprovidos de folhas, glabros, suculentos, que crescem cerca de 30 centímetros de comprimento. São de cor verde, com pontos marrons ou vermelhos, e armados por margens denteadas, cujos dentes se assemelham a pontiagudos espinhos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto de Reggie1

Suas flores são terminais, bissexuais, com um bonito formato de estrela, e desproporcionalmente grandes com relação ao tamanho da planta, chegando a 13 cm de diâmetro. A flor apresenta cor amarelo pálido, com um intrincado desenho de cor marrom a avermelhada, com pelos nas bordas e um cheiro pútrido de carniça, próprio para atrair seus polinizadores: as moscas. O fruto contém numerosas sementes.

Deve ser cultivado sob meia sombra ou luz filtrada e em substrato próprio para suculentas, arenoso e perfeitamente drenável. Não tolera o frio abaixo de 15ºC ou umidade em excesso, ficando suscetível ao apodrecimento de raízes e caules. Cultive em ambiente controlado, de forma que a luminosidade seja intensa, indireta, o calor seja constante, e as regas profundas e esparsas. Aguarde o substrato secar completamente entre as regas. Plante em canteiros elevados ou em vasos com bons furos de drenagem. Reduza as regas no inverno. Replante a cada dois anos, para renovar o substrato e favorecer a aeração das raízes. Multiplica-se facilmente por estaquia dos ramos, postos a enraizar no calor, assim como por sementes na primavera.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.