Rosa-do-deserto-de-verão – Adenium swazicum

Manual de Cultivo

Rosa-do-deserto

Conheça este guia completo no cultivo das suas rosas-do-deserto e passe para o próximo nível. Tenha as plantas mais floridas e lindas que você jamais viu. Técnicas explicadas em detalhes.

A rosa-do-deserto-de-verão é uma espécie suculenta que ocorre na Suazilândia e partes adjacentes da África do Sul. Suas flores variam de lilás a quase magenta e é considerado o Adenium mais resistente. Ela tem um padrão de crescimento compacto e a maioria dos cultivares são muito flexíveis com ramos mais frágeis e caídos mas alguns apresentam crescimento vertical, bem eretos. O caudex e as raízes inchadas não afloram naturalmente e são subterrâneas. Floresce no verão e no outono, embora alguns exemplares floresçam praticamente o ano todo.

Segredos da Adubação

Rosa-do-deserto

Você sabe quais os fertilizantes e adubos utilizados pelos viveiristas profissionais para ter flores abundandes, enormes e com cores vivas? Vem comigo descobrir o que eles não te contam. Técnicas explicadas em detalhes.

Foto de Bernard Dupont
Um dos principais diferenciais desta espécie são as flores, com pétalas cor-de-rosa sólidas, que escurecem no centro, e que não possui guias de néctar. Além disso, os apêndices das anteras são muito curtos e escondidos no interior do tubo, uma característica que compartilha apenas com A. boehmianum. Podemos ter flores brancas em cultivo. Também há relatos que dizem existir plantas selvagens de flores vermelhas, mas elas parecem ser desconhecidas entre os cultivadores. Esta espécie é provavelmente a segunda mais popular, depois do A. obesum. É utilizada também como matriz para a produção de muitos híbridos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em substrato drenável e arejado, preferencialmente próprio para rosas-do-deserto. Irrigue regularmente, esperando o substrato secar entre as regas. Ela pode ser cultivada em regiões de altitude, que tem invernos mais rigorosos, tolerando inclusive geadas leves com pouco ou nenhum dano. Também são capazes de tolerar invernos mais úmidos, o que costuma ser bastante prejudicial a outras rosas do deserto. Seu alcance se estende até regiões altas que têm invernos bastante frios. Fertilize durante o crescimento e floração com fertilizantes próprios para rosas-do-deserto. Esta espécie apresenta dormência no inverno, período no qual deve ter suas regas reduzidas e adubação suspensa. Multiplica-se por sementes e estacas.

Que tal aprender a germinar sementes?

Rosa-do-deserto

Conheça o passo a passo completo da germinação das sementes de Adenium e os cuidados com as mudas após. Faça suas próprias cultivares através da técnica da polinização. Técnicas explicadas em detalhes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Planta tóxica. Mantenha longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.