Acanthaceae

Sanquésia – Sanchezia nobilis

A sanquésia é um arbusto tropical, de textura semi-lenhosa e muito ornamental, nativo das florestas do Equador e Peru, na América do Sul. Ele apresenta galhos cilíndricos, eretos, ramificados, lisos,

Planta-mosaico – Fittonia albivenis

A planta-mosaico é uma espécie rasteira e herbácea, de folhagem decorativa e muito popular em terrários fechados, locais em que se adapta muito bem, por sua grande necessidade de umidade.

Jacobínia-amarela – Justicia aurea

A jacobínia-amarela é um arbusto lenhoso e florífero, nativo de regiões costeiras da América Central e do México. Em seu habitat, podem alcançar até 6 metros de altura, embora em

Tumbérgia-arbustiva – Thunbergia erecta

A tumbérgia-arbustiva é uma planta ereta como o próprio nome diz. Ela apresenta folhas pequenas, opostas, verde-escuras e ovaladas. O caule é de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ram…

Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis

O sapatinho-de-judia é uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado. Sua folhagem é bastante ornamental também, dest…

Camarão-azul – Eranthemum pulchellum

O camarão-azul é uma planta arbustiva originária da Índia, de abundantes florzinhas azuis. Sua ramagem é muito ornamental, ramificada e densa e suas folhas são ovaladas, de coloração verd…

Afelandra-coral – Aphelandra sinclairiana

A afelandra-coral é uma planta arbustiva e florífera, nativa da América Central e conhecida pela sua venerável beleza tropical. Apresenta folhagem densa, com folhas grandes, brilhantes, ovais, de cor verde

Hera-roxa – Hemigraphis alternata

A hera-roxa é uma planta herbácea, de colorido atrativo e uso muito popular como forração em jardins. Sua ramagem é ramificada, densa, reptante e prostrata, e sua altura não ultrapassa os 30 cm.

Prateadinha – Chamaeranthemum venosum

A prateadinha é uma herbácea perene, de folhagem muito ornamental e aspecto compacto. Suas folhas são simples e pequenas, de formato elíptico-ovalado. Sua beleza está no grande contraste entr…

Camarão-amarelo – Pachystachys lutea

Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. Sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar suas inflorescências….

Justicia-vermelha – Megaskepasma erythrochlamys

A justicia-vermelha é um planta arbustiva e tropical, com florescimento vistoso e durável. Seu caule é ereto, de textura semi-lenhosa e bastante ramificado. As folhas são de cor verde, perenes,

Coromandel – Asystasia gangetica

A coromandel é uma planta herbácea de rápido crescimento, tanto que é considerada daninha em muitos países. Seu tamanho é de cerca de 50 cm, no entanto, se amparada por suportes adequados co…

Tumbérgia-azul – Thunbergia grandiflora

A tumbérgia-azul é uma trepadeira muito rústica e ornamental. Ela apresenta flores grandes de coloração azul com o centro branco, que aparecem o ano todo, mas com mais intensidade na primav…

Barléria – Barleria cristata

Flores pequeninas, roxas e delicadas, em forma de trombeta. A barléria é assim! Flores para quase todo o ano, com uma bela folhagem. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, com solo bem a…

Camarão-vermelho – Justicia brandegeana

Se você quer atrair borboletas e beija-flores, o camarão-vermelho é uma planta interessante. Suas inflorescências de brácteas vermelhas e estruturadas, com flores brancas e pequeninas são form…

Afelandra – Aphelandra squarrosa

A afelandra é uma planta florífera, de textura herbácea, com 50 a 90 cm de altura, muito utilizada na decoração de ambientes internos. Ela apresenta folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras…

Ruélia-azul – Ruellia coerulea

A ruélia-azul é uma florífera herbácea muito versátil e rústica, de folhagem e florescimento decorativos. Possui ramagem ramificada e folhas lanceoladas, alongadas, opostas e uma coloração…

Crossandra – Crossandra infundibuliformis

A crossandra é uma planta florífera, perene, ereta, de textura herbácea e porte arbustivo, alcançando de 30 a 90 centímetros de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, glabras, com mar…

Odontonema – Odontonema strictum

A Odontonema é um arbusto de ramagem ereta e porte médio, alcançando 2 m em cultivo. Ela é originária das matas tropicais da América Central. Suas folhas são ovaladas, opostas, glabras e de…

Confete – Hypoestes phyllostachya

De textura delicada e aspecto compacto, a face-sardenta é uma folhagem muito apreciada. As folhas são pequenas e, de acordo com a variedade podem apresentar cores diferentes, podendo ter pintas …

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.