Justicia-vermelha – Megaskepasma erythrochlamys

A justicia-vermelha é um planta arbustiva e tropical, com florescimento vistoso e durável. Seu caule é ereto, de textura semi-lenhosa e bastante ramificado. As folhas são de cor verde, perenes, ovaladas, grandes, brilhantes e com nervuras bem marcadas. Floresce na primavera e verão, despontando altas e eretas inflorescências terminais, formadas por brácteas de cor vermelho-escura que envolvem flores bilabiadas, brancas e ricas em néctar.

Quando em flor, a justicia-vermelha torna-se, invariavelmente, o centro das atenções no jardim. Além da folhagem exuberante e tropical, as inflorescências, bastante persistentes e chamativas, tornam esse arbusto muito especial. Como se não bastasse, ela atrai beija-flores, ávidos pelo néctar das flores. Pode ser utilizada isolada ou em grupos, podendo formar cercas-vivas. Apesar do porte avantajado, ela tem boa plasticidade e, de acordo com as podas pode adquirir formas menores ou maiores, sem prejuízo à floração. De qualquer forma a ramagem deve ser podada sempre após o florescimento, para que a planta ganhe formato e se ramifique ainda mais, adensando seu aspecto e estimulando flores mais abundantes a cada ano. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Desta forma, desde que sejam levados a estufa quente e úmida no inverno, é perfeitamente possível seu desenvolvimento mesmo em regiões de clima temperado.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Em climas muito quentes convém cultivá-la à meia-sombra, resguardando-a do sol forte do meio dia. A justicia-vermelha é uma planta tipicamente tropical, apreciando o calor e umidade. Tolera a salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por sementes ou estacas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

7 comments on “Justicia-vermelha – Megaskepasma erythrochlamys

  1. Vi essa planta acima do muro de uma residência. Me chamou a atenção de tal forma, que passei pela porta mts dias até ver alguém pra pedir uma estaca. A pessoa me perguntou: assim pega? Levei como quem levava um bebê no colo. Estão lindíssimas! Não sabia o nome. Valeu! Obrigada.

  2. Moro no Rio Grande do Sul, no centro do estado, em Santa Maria. Está florida agora em março. Estava em um vaso e quando plantei no chão ficou linda e floresceu.Tenho muito medo das geadas, não sei se ela resiste a geadas fortes.

  3. A minha está linda apesar das podas constantes e desnecessárias que a minha vizinha implicante faz constantemente,mas mesmo assim a natureza retribui com mais ramos e consequentemente com mais flores belíssimas, felizmente.:)

  4. Oi
    Posso plantar a justitia próxima a uma fossa?
    Algum risco de sua raiz prejudicar a fossa?

    att
    Grigo

  5. Muito obrigada pelas informações sobre essa planta maravilhosa. Minha vizinha tem e como sempre a admirava ela plantou várias estacas. Estão lindas. É muito linda e resistente. Agora vou divulgar.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.