Plantas Palustres

Poejo – Mentha pulegium

O poejo é uma planta herbácea, rizomatosa, aromática e medicinal, relacionada com a hortelã (Mentha spicata) e originária da região do mediterrâneo e oriente médio. De crescimento cespitoso, apresenta ramos

Acorus – Acorus gramineus

O acorus é uma planta herbácea, rizomatosa, que a primeira vista parece uma grama (Poaceae), no entanto, ela não é uma grama verdadeira e pertence a uma família própria, a

Hosta – Hosta spp

A hosta é uma planta herbácea, rizomatosa e de folhagem ornamental, originária da China, Coréia e Japão, e que faz bastante sucesso em países de clima temperado, sendo presença constante

Mini-bambu – Pogonatherum paniceum

O mini-bambu é uma planta herbácea, entouceirada, de folhagem ornamental e nativa de diferentes países da Ásia e Oceania. Apesar do aspecto de bambu, esta espécie é na verdade uma

Íris-amarelo – Iris pseudacorus

O íris-amarelo é uma planta herbácea, rizomatosa, entouceirada, conhecida por ser umas das raras espécies de íris com flores amarelas. Ele atinge em média 1,2 metros de altura, e apresenta f…

Sombrinha-chinesa – Cyperus alternifolius

O Cyperus alternifolius ganhou o nome de sombrinha-chinesa devido à forma que tomam suas folhas. Esta planta possui as hastes finas e resistentes e proporciona um belo efeito ornamental….

Cavalinha – Equisetum spp

Esta planta apresentou uma evolução interessante, onde suas folhas reduziram-se a escamas, sendo que a fotossíntese é realizada por hastes ocas e articuladas. Para sua reprodução assexuada pr…

Cleome – Cleome hassleriana

O cleome é um arbusto semi-herbáceo e muito florífero, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que pode alcançar de 0,6 a 1,5 metros de altura. Suas folhas palmadas são compostas por cinco…

Asplênio – Asplenium nidus

Com folhas inteiras, que nascem enroladas e tornam-se grandes e de textura coriácea, o asplênio é uma planta epífita, isto é, desenvolve-se sobre outras plantas. No entanto, pode ser cultivad…

Buriti – Mauritia flexuosa

O buriti é uma palmeira dióica, aquática, muito frutífera e ornamental, que apresenta uma íntima relação com a água durante o seu desenvolvimento. Ele caracteriza uma formação única do cerrado,

Beri-silvestre – Canna limbata

O birí-silvestre é uma planta muito rústica, de folhagem ornamental, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores de coloração vermelha e amarela, apre…

Mulungu – Erythrina crista-galli

O mulungu é uma árvore largamente utilizada no paisagismo urbano. Suas folhas são compostas, trifolioladas com folíolos glabros, de coloração verde levemente acinzentado. As flores são verm…

Bananeirinha-de-jardim – Canna x generalis

A bananeirinha-e-jardim é uma planta de folhagem bastante vistosa e verde, às vezes arroxeada, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores grandes de colo…

Flor-de-lis-da-sibéria – Iris sibirica

A flor-de-lis-da-sibéria é uma bela florífera, que forma touceiras grandes e de textura delicada. Suas folhas são delgadas, lineares como as de um capim e com coloração verde intensa. Ela fo…

Lírio-amarelo-do-brejo – Hedychium chrysoleucum

O lírio-amarelo-do-brejo é uma planta rizomatosa da família dos gengibres. Sua folhagem é bastante vistosa e vigorosa, tipicamente tropical, com folhas largas e coriáceas. As inflorescências…

Gengibre-branco – Hedychium coronarium

Excelente planta palustre, o gengibre branco é muito vistoso. Sua folhagem é verde brilhante e muito ornamental. As flores são brancas, grande e muito perfumadas e se formam o ano todo. Este gen…

Salgueiro-chorão – Salix x pendulina

Os salgueiros-chorões atuais mais difundidos como árvores ornamentais são resultantes da hibridização entre a cultivar Salix babylonica ‘Pendula’ com S. alba, originando…

Bracatinga-rósea – Mimosa flocculosa

A bracatinga-rósea é uma arvoreta ramificada de folhas verde-prateadas, nativa do Brasil. As folhas são típicas da família das mimosas, assim como na caliandra e na albizia, elas são compost…

Açucena-da-água – Crinum erubescens

De folhas largas e grandes, esta açucena produz no verão flores muito perfumadas de cor branca e vinho. É uma planta rústica, que aprecia a umidade, portanto deve ser irrigada periodicamente o…

Papiro-brasileiro – Cyperus giganteus

Engana-se quem acredita que este é o papiro utilizado pelos egípcios. Na verdade esta planta é brasileira, mas é muito parecida com o Cyperus papyrus, o papiro verdadeiro. O papiro-br…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.