Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Ciclanto

Cyclanthus bipartitus

Raquel Patro

Atualizado em

Ciclanto - Cyclanthus bipartitus
Ciclanto - Cyclanthus bipartitus
Foto de Rogelio Quinatoa

O ciclanto (Cyclanthus bipartitus) é uma espécie herbácea, cespitosa e perene, que se destaca por sua folhagem de aspecto amassado e bi-partido, dando a impressão de que cada folha são duas. Originário da região amazônica, ele cresce como planta palustre em igarapés, além de terras baixas e úmidas, sempre protegido pela copa das árvores.

É considerado por alguns botânicos como de rizoma curto, enquanto outros a descrevem como acaule, assim, temos a impressão de que suas folhas surgem diretamente do solo. As folhas crescem formando touceiras densas e têm cor verde-claro e brilhante. São grandes, largas, eretas, coriáceas, sustentadas por longos pecíolos, bi-partidas nos indivíduos adultos (onde apresentam lobos falciformes) e uma característica textura “amassada”.

A inflorescência do ciclanto pode surgir durante qualquer época do ano, em hastes maiores ou menores, é do tipo espádice com aspecto de parafuso, anéis de flores pistiladas e estaminadas, dispostas alternadamente e quatro grandes espatas na base. As flores têm cor de creme e são pequenas, de pouco ou nenhum valor ornamental. No entanto, suas espatas são muito perfumadas, e liberam um aroma delicioso de baunilha e canela. Após a polinização, realizada por besouros, os frutos se formam e assim que amadurecem, se desprendem em discos, liberando as sementes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ciclanto - Cyclanthus bipartitus
Foto de Reinaldo Aguilar

É cada vez mais frequente a utilização do ciclanto em projetos paisagísticos, onde ele se revela uma opção interessante para locais semi-sombreados a sombreados. Quando cultivado em canteiros, formando maciços ou renques junto a muros, agrega grande valor ornamental. Também é uma planta palustre por excelência, podendo adicionar textura à borda de laguinhos e espelhos d’água.

Dessa forma traz ares tropicais e contemporâneos a jardins de pequeno a grande porte, sejam residenciais, empresariais, áreas do condomínio etc. Além disso, presta-se também como uma excelente opção para interiores, sendo conduzida em vasos amplos e jardins de inverno. Tenha um cuidado especial com a “escala” ao utilizar o ciclanto, uma vez que seu porte avantajado como folhagem pode acabar dominando os espaços. Leve então sua textura única para ambientes amplos, onde ela trará exclusividade e elegância.

No geral, é uma planta rústica e de fácil cultivo, exigindo pouca manutenção, que envolve a limpeza da poeira acumulada nas folhas, com um pano limpo, umedecido com água ou um banho de chuveiro com água fria. Já a poda deve ser feita apenas para remoção de folhas mortas ou amareladas, com finalidade estética.

Ciclanto - Cyclanthus bipartitus
Foto de Dick Culbert

Deve ser cultivado sob meia-sombra ou luz filtrada e aprecia substratos ricos em matéria orgânica, que retenham umidade. Para compor o substrato é interessante optar por um solo mais argiloso misturado com terra vegetal. Pode-se utilizar turfa e casca de pinus, a fim de aumentar a aeração e retenção de umidade do substrato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Evite de sobremaneira expor o ciclanto à luz solar direta, principalmente nas horas mais quentes do dia. A exposição pode provocar queimaduras irreversíveis. Por ser essencialmente uma planta aquática, o ideal é que o solo seja mantido úmido durante todo o tempo, sem necessariamente encharcar. Aprecia clima quente e úmido, assim, convém evitar ar-condicionado e suplementar a umidade do ar com umidificadores. Em clima temperado ou subtropical, deve ser cultivada preferencialmente em ambientes protegidos, como dentro de casa ou em estufas úmidas. Não tolera geadas ou estiagem.

A fertilização deve ser feita na estação de crescimento, ou seja, durante a primavera e verão, de forma moderada, com adubos orgânicos ou minerais, na área de projeção da folhagem, sem tocar o colo da planta. Lembre-se de regar a planta antes da adubação, a fim de evitar queimaduras nas raízes. A propagação do ciclanto se realiza comumente por divisão de touceiras, estaquia das folhas (com pecíolos) ou semeadura, em qualquer época do ano.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.