Flores Perenes

lantana_camara

Cambará – Lantana camara

Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou sem…

cyclamen_persicum

Ciclame – Cyclamen persicum

O ciclame é umas das plantas envasadas mais comercializadas. Sua folhagem é muito ornamental, verde escura com manchas mais claras. As flores são seu diferencial, de pétalas invertidas, podem …

cleome_hassleriana

Cleome – Cleome hassleriana

O cleome é um arbusto semi-herbáceo e muito florífero, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que pode alcançar de 0,6 a 1,5 metros de altura. Suas folhas palmadas são compostas por cinco…

ajuga_reptans

Ajuga – Ajuga reptans

A ajuga é uma planta herbácea, estolonífera e reptante, muito utilizada como forração e conhecida popularmente como medicinal. Suas folhas são ovaladas, basais, pubescentes, com margens denta…

spathiphyllum_wallisi

Lírio-da-paz – Spathiphyllum wallisii

Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem verde escura e brilhante é m…

kniphofia_uvaria

Lírio-tocha – Kniphofia uvaria

O lírio-tocha é uma planta herbácea, entouceirada de aspecto exótico. Suas folhas são verdes, glabras, afiladas, longas com margens serrilhadas. No entanto, o que chama a atenção nesta esp…

heliconia_psittacorum

Helicônia-papagaio – Heliconia psittacorum

A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é uma planta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea. Suas folha…

gloxinia_sylvatica

Semânia – Gloxinia sylvatica

Planta muito rústica e de aparência muito vivaz, a semânia possui folhas alongadas, afiladas e de coloração verde escura. As flores são tubulares e de coloração vermelho-vivo com o centro …

etlingera_elatior

Bastão-do-imperador – Etlingera elatior

O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, q…

Curcuma_zedoaria

Zedoária – Curcuma zedoaria

A zedoária é uma planta herbácea e rizomatosa, da família dos gengibres, que apresenta folhagem e florescimento ornamentais, além de propriedades medicinais amplamente reconhecidas. Os rizomas são engrossados, aromáticos e

primula_x_polyantha

Prímula – Primula x polyantha

A prímula é uma planta herbácea e delicada, que chama a atenção por suas flores de cores vibrantes. O nome primula é o diminutivo feminino de primus, do latim, que signific…

lupinus_hybridus

Lupino – Lupinus hybridus

O lupino é uma planta herbácea, florífera, resultante provavelmente do cruzamento entre as espécies Lupinus polyphylus com L. arboreus. Suas folhas são alternas, sésseis, p…

santolina_chamaecyparissus

Santolina – Santolina chamaecyparissus

A santolina é uma planta arbustiva a sub-arbustiva, entouceirada e popularmente conhecida pelo seu aroma delicioso. Apresenta porte baixo, alcançando de 30 a 90 cm de altura, com ramagem ramific…

globba_winitii

Bailarina – Globba winitii

A bailarina ou globa é uma planta tropical, rizomatosa, de textura herbácea e folhagem e florescimento ornamentais. Apresenta rizoma subterrâneo, de onde surgem as hastes eretas, que sustentam …

tulipa_hybrida

Tulipa – Tulipa hybrida

Tulipa é o nome popular dado ao extenso grupo de espécies, variedades e híbridos do gênero Tulipa. O nome tem origem turco-otomana tülbend que significa turbante, uma alusã…

aeschynanthus_radicans

Flor-batom – Aeschynanthus radicans

A flor-batom é uma planta de textura herbácea, rizomatosa, epífita, delicada, tropical e excelente para a utilização em cestas suspensas. Suas folhas são verdes, ovadas, opostas, cerosas e u…

ludisia discolor

Ludisia – Ludisia discolor

A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da grande maioria das orquídeas

crocosmia_crocosmiiflora

Tritônia – Crocosmia crocosmiiflora

Hibrído entre Tritonia potsii e Tritonia aurea, a tritônia apresenta inflorescências longas, com flores pequenas de coloração vermelho-alaranjadas ou amarelas. A folhagem lo…

anthurium_andraeanum

Antúrio – Anthurium andraeanum

O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode…

lathyrus_odoratus

Ervilha-de-cheiro – Lathyrus odoratus

A ervilha-de-cheiro é uma trepadeira anual de inverno. Ela apresenta caule herbáceo, áspero e ascendente por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas compostas. Suas flores sã…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã