Flores Perenes

cattleya_sp

Catléia – Cattleya spp

As Catléias estão entre as mais bonitas e populares orquídeas, sendo por este, entre outros motivos, as preferidas para a produção de híbridos comerciais da moda, normalmente com orquídeas…

ixora_chinensis

Ixora-chinesa – Ixora chinensis

A ixora-chinesa é uma planta arbustiva própria para jardins tropicais. Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. As folhas são simples, de co…

unxia_kubitzkii

Botão-de-ouro – Unxia kubitzkii

Da mesma família das margaridas, o botão-de-ouro é uma florífera perene, nativa do Brasil. Sua folhagem é muito bela e compacta, com folhas de coloração verde-clara e margens denteadas. As …

saintpaulia_ionantha

Violeta – Saintpaulia ionantha

A violeta é uma planta delicada, porém de certa forma rústica e de fácil cultivo. Suas folhas suculentas podem ter formas e tonalidades diferentes de acordo com variedade, mas em geral são v…

adenium_obesum

Rosa-do-deserto – Adenium obesum

A rosa-do-deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais ári…

convallaria_majalis

Lírio-do-brejo – Convallaria majalis

O lírio-do-brejo é uma planta herbácea, rizomatosa e de pequeno porte, alcançado cerca de 25 cm de altura. O rizoma é horizontal, espesso e responsável pelo espalhamento da planta. As folhas…

agapanthus_africanus

Agapanto – Agapanthus africanus

O agapanto tem o jeitinho da serra. Tolerante a baixas temperaturas de inverno, nos presenteia com belas e globosas inflorescências com flores brancas ou azuis, dependendo da variedade. As inflor…

salvia_splendens

Alegria-dos-jardins – Salvia splendens

É uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera. A Sálvia deveria ser chamada de Cantinho dos beija-flores. Suas flores tubulares esb…

eucharis_x_grandiflora

Lírio-do-amazonas – Eucharis grandiflora

O lírio-do-amazonas é uma planta herbácea, florífera e bulbosa, originária da floresta amazônica. Suas folhas são grandes, ovaladas, verde-escuras, pecioladas, brilhantes e coriáceas. A in…

flor_morcego_tacca_chantrieri

Flor-morcego – Tacca chantrieri

A flor-morcego é uma planta tropical, herbácea, hermafrodita e acaule, conhecida por suas flores exóticas e ornamentais. Apesar de ser chamada também de “orquídea-morcego”, esta espécie exótica não tem parentesco

chamelaucium_uncinatum

Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio…

begonia_semperflorens

Begônia-cerosa – Begonia semperflorens

Delicadas e suculentas, as begônias foram melhoradas e saíram dos vasos para invadir os jardins. Atualmente, variedades de flores brancas, rosas e vermelhas e folhas verdes e avermelhadas estão…

Cebolinha-francesa – Allium schoenoprasum

A cebolinha-francesa é uma planta herbácea, condimentar e ornamental de origem europeia. É também uma bulbosa e cresce formando densas touceiras. Apresenta bulbo alongado, pequeno e branco, e suas folhas

kopsia_fruticosa

Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas

dietes_bicolor

Moréia-bicolor – Dietes bicolor

Planta muito rústica e ornamental, a moréia tornou-se muito popular nos últimos anos em função da sua facilidade de cultivo e baixa manutenção. Vistosa, sua folhagem é bastante resistente….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Flor-canhota – Scaevola aemula

A flor-canhota é uma planta herbácea e florífera originária da Austrália. Seu nome científico Scaevola significa “canhoto” em latim e faz alusão ao formato de mão das flores desta…

freesia_x_hybrida

Frésia – Freesia x hybrida

Há 16 espécies no gênero Freesia, todas elas são originárias do continente africano e a grande maioria delas – cerca de 12 espécies – vêm da África do Sul. As frésias são planta…

chrysanthemum_leucanthemum

Margarida – Leucanthemum vulgare

A margarida é uma das plantas mais conhecidas, singela porém vistosa, lembra a simplicidade do campo. Suas flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, que podem ser simples ou dobrados…

rhododendron_simsii

Azaléia – Rhododendron simsii

As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas varieda…

nepeta_sp

Erva-de-gato – Nepeta sp

O gênero Nepeta apresenta cerca de 250 espécies. As plantas deste gênero são conhecidas como erva-de-gato, devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas plantas possuem uma substâ…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Ursula

Seja nosso fã