Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Pata-de-canguru

Anigozanthos flavidus

Raquel Patro

Atualizado em

Pata-de-canguru - Anigozanthus

A pata-de-canguru (Anigozanthos flavidus) é uma espécie herbácea, rizomatosa e florífera, nativa do sudoeste da Austrália, onde cresce em áreas costeiras desde Two Peoples Bay até Mandurah ao norte. Ela é amplamente difundida em todo mundo, por sua rusticidade e floração atraente, com flores peludas que lembram as patas de um canguru.

Possui amplo habitat, podendo ser encontrada em beiras de estradas, margens de rios, pântanos, águas rasas e em florestas de eucalipto, tolerando sombra leve. Cresce a partir de rizomas, despontando grandes touceiras de folhas dispostas em leque, em forma de fita, eretas a recurvadas, planas, glabras, perenes e de cor verde brilhante, com comprimento de até 90cm.

Pata-de-canguru - Anigozanthus flavidus
Foto de Argyl Houser

A floração se estende do início da primavera até meados do outono. Suas inflorescências são panículas eretas, acima da folhagem, que podem alcançar até 3 metros de altura. Cada planta produz cerca de dez hastes florais, com uma produção total de cerca de 350 flores por planta. As flores são tubulares e cobertas de pêlos aveludados, que lhes conferem o característico aspecto de pata de canguru, mas que podem ser irritantes em contato com a pele e mucosas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As flores apresentam tons vibrantes ou pastéis de amarelo, laranja, vermelho, verde, marrom, rosa e roxo e há muitas cultivares diferentes de acordo com o objetivo (flor-de-corte, planta envasada ou paisagismo), com porte e em cores diferenciadas. A polinização é realizada por pássaros que vem se alimentar do néctar, como beija-flores e cambacicas.

No paisagismo a pata-de-canguru se destaca pela versatilidade, longa floração e visual exótico. As inflorescências altas que crescem acima da folhagem são bastante valorizadas quando se tornam pano de fundo para espécies mais baixas, em cores complementares ou análogas. Crie maciços, bordaduras ou mesmo composições com outras plantas.

A pata-de-canguru cresce bem em vasos e jardineiras podendo adornar pátios, varandas e terraços. As flores duráveis são amplamente utilizadas como flor de corte, na composição de arranjos florais e buquês. Curiosidade: A pata-de-canguru é utilizada pela indústria cosmética por ter propriedades regenerativas da pele.

Pata-de-canguru - Anigozanthus flavidus
Foto de Linda De Volder

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo arenoso, franco ou mesmo argiloso, desde que drenável. A pata-de-canguru é pouco exigente em fertilidade e tolerante tanto a períodos de encharcamento quanto a estiagem, desde que não se estendam por muito tempo. Como outras espécies de plantas australianas, a pata-de-canguru não aprecia fertilizantes ricos em fosfatos, então evite-os. Prefira fertilizantes de liberação lenta para essa espécie.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ideal é que as plantas recebam umidade consistente durante a floração, mas durante o inverno a umidade pode ser reduzida. Suscetível a pinta-preta (Alternaria sp) e a caramujos. Em caso de doença, é recomendável podar a planta drasticamente, eliminando todas as folhas. Não tolera frio intenso ou geadas por longos períodos.

Multiplica-se por sementes ou divisão de touceiras, deixando cada nova muda com raízes, rizoma e folhas. As sementes devem ser coletadas no outono. Elas podem apresentar dormência que pode ser quebrada através de tratamento com choque térmico através do calor. Semeie em substrato arenoso mantido úmido e aguarde a germinação entre 15 e 40 dias.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.