Trepadeiras

parthenocissus_quinquefolia

Hera-americana – Parthenocissus quinquefolia

A hera-americana é uma trepadeira vigorosa, semi-lenhosa, decídua e de folhagem decorativa. Ela apresenta gavinhas que terminam em discos aderentes, capazes de fixar a planta em superfícies ás…

thunbergia_mysorensis

Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis

O sapatinho-de-judia é uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado. Sua folhagem é bastante ornamental também, dest…

ipomoea_cairica

Ipoméia – Ipomoea cairica

Trepadeira muito rústica de rápido crescimento. Possui flores de coloração rosa com o centro arroxeado, tendo outras variedades. Deve ser utilizada para cobrir treliças, cercas e muros. Depen…

ipomoea_horsfalliae

Ipoméia-rubra – Ipomoea horsfalliae

A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado. Ela apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões flora…

parthenocissus_tricuspidata

Hera-japonesa – Parthenocissus tricuspidata

A hera-japonesa é uma trepadeira lenhosa, decídua, de folhagem ornamental e dotada de fortes gavinhas adesivas, que a tornam capaz de se fixar a muros e paredes. Ela pode crescer até 30 metros …

cissus_rhombifolia

Cipó-uva – Cissus rhombifolia

O cipó-uva é uma trepadeira perene, de textura semi-herbácea, própria para a decoração de ambientes internos. Apresenta caule ramificado, com ramos delgados, de cor castanha, recobertos de p…

clematis_x_hybrida

Clemátis – Clematis x hybrida

Clematis é um gênero de plantas trepadeiras ou escandentes e floração muito decorativa. De textura semi-lenhosa ou herbácea e folhagem que pode ser sempre verde ou decídua, elas sã…

ora-pro-nobis_pereskia_aculeata

Ora-pro-nobis – Pereskia aculeata

A ora-pro-nobis é uma trepadeira ou arbusto lenhoso e tropical, de qualidades como comestível e ornamental. O nome curioso vem no latim e significa “rogai-por-nós”. Diz a lenda que os

planta-jarro_nepenthes

Planta-jarro – Nepenthes spp

Planta-jarro é o nome popular dado às plantas pertencentes ao gênero Nepenthes. Elas são plantas carnívoras, em sua grande maioria trepadeiras ou epífitas, cultivadas em todo o mundo por aficionados

ipomoea_purpurea

Glória-da-manhã – Ipomoea purpurea

A glória-da-manhã é uma trepadeira volúvel e anual, de rápido crescimento, excelente para cobrir rapidamente pequenas estruturas. Seu caule é herbáceo e delicado, recoberto por finos pêlos…

passiflora_sp

Maracujá – Passiflora sp

É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas esp…

lathyrus_odoratus

Ervilha-de-cheiro – Lathyrus odoratus

A ervilha-de-cheiro é uma trepadeira anual de inverno. Ela apresenta caule herbáceo, áspero e ascendente por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas compostas. Suas flores sã…

philodendron_bipinnatifidum

Guaimbê – Philodendron bipinnatifidum

Suas folhas são espetaculares! Gigantes, elas são profundamente recortadas, o que a torna uma planta escultural, diferente. Além disso, apresentam uma coloração verde escura e são muito bril…

asparagus_setaceus

Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, com folhagem de textura delicada e plumosa, muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados ramos são modificados,…

hedera_canariensis

Hera-da-algéria – Hedera canariensis

Além de ser trepadeira, a hera-da-algéria serve como excelente forração substituindo gramados, principalmente sob a copa das árvores onde dificilmente os gramados se desenvolvem. Também pres…

ipomoea_carnea

Algodão-bravo – Ipomoea carnea

O algodão-bravo é um arbusto florífero, rústico e ornamental, mas potencialmente perigoso em criações de gado. De porte médio, atinge de 1 a 4 metros de altura. Seu caule é ramificado, ere…

ficus_pumila

Unha-de-gato – Ficus pumila

Uma das trepadeiras mais utilizadas no paisagismo, a unha-de-gato é de efeito espetacular. Seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento. Para que cresça, basta lhe fornec…

ceropegia_woodii

Corações-emaranhados – Ceropegia woodii

É uma trepadeira pendente e muito delicada, de caule longo e arroxeado que pode alcançar de 2 a 4 metros de comprimento. Apresenta folhas suculentas, opostas, em formato de coração, de coloraç…

8530728717_0bb53fc4b9_o

Jade-vermelha – Mucuna bennettii

A jade-vermelha é uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento espetacular. Seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar

quisqualis_indica

Jasmim-da-índia – Quisqualis indica

O Jasmin-da-índia tem a característica interessante de produzir flores que mudam de cor. Elas nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas. Sua utilização no paisagismo é ampla, desde que…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.