Trepadeiras

philodendron_bipinnatifidum

Guaimbê – Philodendron bipinnatifidum

Suas folhas são espetaculares! Gigantes, elas são profundamente recortadas, o que a torna uma planta escultural, diferente. Além disso, apresentam uma coloração verde escura e são muito bril…

asparagus_setaceus

Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, com folhagem de textura delicada e plumosa, muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados ramos são modificados,…

hedera_canariensis

Hera-da-algéria – Hedera canariensis

Além de ser trepadeira, a hera-da-algéria serve como excelente forração substituindo gramados, principalmente sob a copa das árvores onde dificilmente os gramados se desenvolvem. Também pres…

ipomoea_carnea

Algodão-bravo – Ipomoea carnea

O algodão-bravo é um arbusto florífero, rústico e ornamental, mas potencialmente perigoso em criações de gado. De porte médio, atinge de 1 a 4 metros de altura. Seu caule é ramificado, ere…

ficus_pumila

Unha-de-gato – Ficus pumila

Uma das trepadeiras mais utilizadas no paisagismo, a unha-de-gato é de efeito espetacular. Seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento. Para que cresça, basta lhe fornec…

ceropegia_woodii

Corações-emaranhados – Ceropegia woodii

É uma trepadeira pendente e muito delicada, de caule longo e arroxeado que pode alcançar de 2 a 4 metros de comprimento. Apresenta folhas suculentas, opostas, em formato de coração, de coloraç…

8530728717_0bb53fc4b9_o

Jade-vermelha – Mucuna bennettii

A jade-vermelha é uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento espetacular. Seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar

quisqualis_indica

Jasmim-da-índia – Quisqualis indica

O Jasmin-da-índia tem a característica interessante de produzir flores que mudam de cor. Elas nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas. Sua utilização no paisagismo é ampla, desde que…

jacquemontia

Céu-azul – Jacquemontia pentanthos

Céu-azul é uma trepadeira volúvel, perenifólia e semilenhosa, de vistoso florescimento. Sua ramagem é fina, herbácea e ramificada, de cor verde a levemente avermelhada. As folhas são ovaladas a cordiformes,

thunbergia_grandiflora

Tumbérgia-azul – Thunbergia grandiflora

A tumbérgia-azul é uma trepadeira muito rústica e ornamental. Ela apresenta flores grandes de coloração azul com o centro branco, que aparecem o ano todo, mas com mais intensidade na primav…

800px-Starr_080117-1635_Muehlenbeckia_complexa

Planta-arame – Muehlenbeckia complexa

A planta-arame é uma trepadeira dióica, semi-decídua, vigorosa e muito ramificada. Sua ramagem é entouceira, entrelaçada, um tanto esparsa, mas de crescimento uniforme, com aspecto de arame enredado e textura

solanum_mammosum

Teta-de-vaca – Solanum mammosum

A teta-de-vaca é uma planta arbustiva muito peculiar devido ao formato curioso de seus frutos. Com porte entre 0,5 a 2 metros de altura, ela apresenta caule único que se ramifica logo acima da b…

filodendro_brasil

Filodendro-brasil – Philodendron hederaceum

O filodendro-brasil é uma planta herbácea e tropical, que apresenta folhagem de cores vivazes, contrastantes entre si, oferecendo um visual estonteante. O nome ‘Brasil’, dado à cultivar é uma referência

gloriosa_rothschildiana

Gloriosa – Gloriosa rothschildiana

A gloriosa é uma trepadeira muito singular, de textura herbácea, raízes tuberosas e flores muito decorativas. Suas folhas são lanceoladas, longas e brilhantes e apresentam uma modificação c…

hedera_helix

Hera – Hedera helix

A hera-inglesa é muito parecida com a hera-da-algéria (Hedera canariensis, tendo porém folhas menores e mais profundamente recortadas, além de crescimento menos vigoroso. É uma plant…

argyreia_nervosa

Trepadeira-elefante – Argyreia nervosa

A trepadeira-elefante é uma trepadeira de textura semi-lenhosa, de raízes profundas e crescimento vigoroso, excelente para cobrir caramanchões. Sua ramagem é longa, alcançando cerca de 9 metr…

jasminum_sambac

Jasmim-árabe – Jasminum sambac

O jasmim-árabe é um arbusto muito perfumado e decorativo, que pode alcançar cerca de 4 metros de altura. Ele é considerado a planta símbolo das Filipinas, onde suas flores compoem os leis (co…

aristolochia_gigantea

Papo-de-peru – Aristolochia gigantea

O papo-de-perú é uma trepadeira vigorosa e de flores nada convencionais. Ela apresenta caule volúvel, lenhoso e ramificado, com casca espessa e sulcada. Suas folhas são simples, verdes, glabra…

lonicera_japonica

Madressilva – Lonicera japonica

De perfume inigualável, a madressilva é uma trepadeira de florzinhas delicadas de coloração branca e amarela. Sua folhagem é verde escura e bastante densa. No paisagismo é indicada para pes…

pyrostegia_venusta

Cipó-de-são-joão – Pyrostegia venusta

Trepadeira muito utilizada na decoração das festividades de São João em todo o Brasil. Produz muitas inflorescências, compostas de pequenas flores alongadas e alaranjadas em pleno inverno des…

Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!


Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 6ª Feira de Flores da Paraíba

    [caption id="attachment_15916" align="aligncenter" width="500"] Foto de Naoki Takehara[/caption]O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), promove de quinta-feira (8) a sábado (10) a 6ª edição da Feira de…
  • Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais

    [caption id="attachment_15913" align="aligncenter" width="500"] Foto de Virginia Sanderson[/caption] A Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais volta a ser realizada em Jaraguá do Sul. A Adori - Associação de Orquidofilia do Itapocu marcou a mostra…