Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Filodendro-cara-de-cavalo

Philodendron panduriforme

Raquel Patro

Atualizado em

O filodendro-cara-de-cavalo (Philodendron panduriforme) é uma espécie herbácea, hemiepífita, rizomatosa e perene, que se destaca por sua folhagem peculiar de três pontas, normalmente comparada ao formato da cabeça de um cavalo ou a um violino. Originário da bacia amazônica, além de epífita ela é também trepadeira, assim como a maioria dos filodendros. Apresenta rizoma ascendente a decumbente, com raízes aéreas que auxiliam sua fixação sobre o tronco das árvores. Suas folhas surgem do rizoma, protegidas por catáfilos e são sustentadas por longos pecíolos. Elas são coriáceas, glabras, curvadas para baixo e para fora, trilobadas e de cor verde. É importante destacar que as primeiras folhas da planta se diferem da forma adulta, sendo mais arredondadas e sem lóbulos. Ocorrem duas variedades dessa espécie: o Philodendron panduriforme var panduriforme e P. panduriforme var reichenbachianum, que se diferenciam por essa última apresentar folhas mais largas e lobos proporcionalmente mais curtos.

Philodendron panduriforme
Foto de David Scherberich

Sua inflorescência é do tipo espádice, com espatas que crescem aos pares e são verde claras, tingidas de vermelho com o interior de cor creme. Eventualmente geram frutos do tipo baga. É comum confundir o P. panduriforme com o P. bipennifolium. No entanto, a primeira se diferencia da segunda por ter apenas 3 lobos.

É uma planta de eleição para cultivo em vasos, em interiores bem iluminados, preferencialmente próximos a janelas posicionadas na face leste ou oeste. Dessa forma, ele decora e traz uma atmosfera tropical a salas, escritórios, varandas, consultórios e halls de entrada, etc. O filodendro-cara-de-cavalo, como o próprio nome já diz, tem esse formato lúdico e curioso, com textura e recortes que se destacam em meio a outras espécies.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No jardim, presta-se como uma vigorosa trepadeira, cobrindo o tronco das árvores. Também é adequado para compor jardins verticais. O filodendro-cara-de-cavalo é uma planta de crescimento lento e fácil cultivo, exigindo pouca manutenção, que envolve a limpeza da poeira acumulada nas folhas, com um pano limpo e úmido ou um banho de chuveiro com água fria. Já a poda deve ser feita apenas para remoção de folhas mortas, secas ou amareladas.

Philodendron panduriforme
Foto de David Scherberich

Deve ser cultivado sob meia-sombra ou luz filtrada e aprecia substratos arejados e ricos em matéria orgânica. Para compor o substrato é interessante utilizar musgo, turfa, casca de pinus, vermiculita ou perlita, a fim de produzir uma drenagem eficiente, mas que retenha umidade. Alternativamente, utilize misturas próprias para antúrios.

Cuidado ao cultivá-la sob luz solar direta, pois os raios solares podem provocar queimaduras nas folhas. As regas devem ser espaçadas de forma que o substrato seque superficialmente entre elas, evitando o encharcamento. Aprecia a alta umidade do ar, portanto é interessante utilizar um umidificador elétrico ou pratos com água para suplementar a umidade e promover seu desenvolvimento. Temperaturas muito quentes ou frias podem gerar o crescimento atrofiado do filodendro-cara-de-cavado, assim a temperatura ideal de cultivo é entre 16 a 24ºC.

Replante a cada dois ou três anos, para renovação do substrato. Lembre-se de oferecer um suporte adequado para a planta subir, e assim desenvolver as folhas adultas e lobadas. Já a fertilização deve ser feita mensalmente na estação de crescimento, ou seja, durante a primavera e verão, de forma moderada, com adubos de liberação lenta ou orgânicos, sempre seguindo as instruções do fabricante quanto à dosagem. A propagação do filodendro-cara-de-cavalo pode ocorrer por meio de estaquia, alporquia ou semeadura, durante a primavera.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.