1. Planejando seu jardim: Introdução

Foto de James
Foto de James
A área no entorno da sua casa é uma parte importante do ambiente em que você vive. Se for feito um paisagismo atraente e funcional, ela só trará satisfação para sua família. O paisagismo também valorizará sua propriedade, é convidativo para a vida silvestre e faz você economizar energia com climatização.

O sucesso do paisagismo não acontece por acaso. Ele requer planejamento cuidadoso e algum conhecimento em desenho paisagístico. Você deverá considerar as características arquitetônicas da sua casa, o paisagismo da vizinhança, o efeito que você deseja criar, e como você deseja usar seu espaço externo. Pode levar vários anos de plantio e construção até atingir seus objetivos, mas o primeiro passo é planejar e desenhar o que você quer ter como resultado final.

Esta série de artigos será seu guia passo a passo, através do planejamento e desenho de um paisagismo adequado à sua casa. Ele foi escrito tendo em mente casas com pouco ajardinamento ou totalmente sem paisagismo. Mas isso não impede que você remodele um jardim existente. Nós daremos ênfase ao desenho paisagístico convencional, que inclui flores, árvores, arbustos e estruturas arranjados de diversas maneiras. Veja todos os artigos da série em:

Você pode buscar muitas outras ideias de paisagismo em livros, revistas, blogs, entre outras publicações. Alguns proprietários vão preferir ainda ter um paisagista profissional desenvolvendo e planejando o seu paisagismo.

Um gabarito de Círculos auxilia no desenho da representação das diversas plantas do projeto.
Um gabarito de Círculos auxilia no desenho da representação das diversas plantas do projeto.
Frequentemente, as pessoas plantam antes de planejar. O planejamento cuidadoso ajudará você a evitar erros que podem interferir no seu paisagismo final, como a má escolha de alguma planta.

Para nossos estudos você precisará de:
– Folhas grandes de papel branco ou papel quadriculado.
– Uma mesa ou escrivaninha sólida para desenhar.
– Fita adesiva para manter o papel no lugar.
– Régua.
– Lápis ou lapiseira.
– Borracha.
– Papel vegetal ou papel manteiga (para ver através).
– Esquadro, compasso e, se possível, um gabarito de círculos.

Próximo Artigo: 2. Planejando seu jardim: Os Estilos

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.