Agora é a hora de parar e pensar sobre como você deseja usar o espaço no seus planos de paisagismo. Você deseja uma área de estar ao ar livre? Como você vai usar este estar? Para refeições, churrascos ou banhos de sol? Um pátio, varanda, deque ou uma área gramada podem ser apropriados para estes e outros usos. Você deseja ter uma horta ou um pomar? Uma área para lazer ou esportes? Um canil? Um redário? Um belo maciço de flores? Você precisa listar todas as suas atividades os respectivos espaços requeridos.
Você quer atrair passarinhos ou outra fauna silvestre? Em caso positivo, planeje utilizar grupos de árvores e arbustos, incluindo espécies frutíferas e nectaríferas no seu projeto de paisagismo.
Você quer um jardim de baixa manutenção? Considere então ter um pequeno gramado, colocando árvores, arbustos e forrações em canteiros com cobertura morta e utilizando plantas perenes e que são bem adaptadas ao clima do local.
Se você planeja um mudança substancial no paisagismo para o futuro, como a colocação de uma piscina, uma edícula ou uma estufa por exemplo, reserve o espaço agora para não ter que derrubar ou transplantar árvores ou estruturas maiores depois.
Reflita sobre quanto você deseja gastar no paisagismo da sua casa. Muitos paisagistas recomendam investir pelo menos 10% do valor da casa no jardim entorno dela, embora um jardim aceitável possa ser feito com muito menos. Uma vez que você completar o seu plano, plantar e construir de fato o jardim pode se estender por muitos anos (e não há nada de errado nisso).
Você pode reduzir os custos comprando plantas menores (ainda jovens) e planejando construir estruturas que você mesmo possa executar, para o patio, caminhos, deques, fontes, treliças, móveis, etc. Hoje em dia está bastante na moda o reaproveitamento de materiais também, como os pallets por exemplo.
Mesmo que seu orçamento possa limitar seu paisagismo, considere agora tudo o que você deseja, para realizar eventualmente, no seu projeto de paisagismo.
Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?
E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.
Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?
Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?
Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.
Nosso site utiliza cookies para fornecer uma melhor experiência. Assim, ao continuar utilizando o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade.