Árvores Ornamentais

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

cupressus_macrocarpa

Cipreste-de-monterei – Cupressus macrocarpa

Cipreste de coloração verde amarelada e folhagem muito aromática que lembra limão. Tem forma cônica e compacta, contudo não se presta à topiaria e às cercas vivas, por não tolerar podas. …

chorisia_speciosa

Paineira-rosa – Ceiba speciosa

A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e …

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

couroupita_guianensis

Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do…

populus_nigra

Álamo – Populus nigra

O álamo é uma árvore decídua, de porte médio a grande, que chega a alcançar 30 metros de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval…

lophantera_lactescens

Lofantera – Lophantera lactescens

A lofantera é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Originária da floresta amazônica, é semidecídua e pode atingir de 10 a 20 metros de altura. Apresenta copa de …

bixa_orellana

Urucum – Bixa orellana

O urucum é uma arvoreta exuberante, seja pela beleza de suas flores, seja pelos seus vistosos cachos de frutos. Originária da região amazônica, suas sementes são muito utilizadas pelos índio…

gabiroba

Gabiroba – Campomanesia pubescens

A gabirobeira é um arbusto lenhoso, ornamental e frutífero nativo de áreas de cerrado da América do Sul. Seu tronco é curto, tortuoso, com copa bastante ramificada e ramos cilíndricos

Calycophyllum_spruceanum

Pau-mulato – Calycophyllum spruceanum

O pau-mulato é uma árvore nativa da amazônia e de reconhecido valor com ornamental, principalmente pela beleza escultural do seu tronco. De porte imponente e elegante, ele atinge de 15

tibouchina_granulosa

Quaresmeira – Tibouchina granulosa

A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tro…

uvaia

Uvaia – Eugenia pyriformis

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome “uvaia” vem

Eucalyptus_deglupta

Eucalipto Arco-íris – Eucalyptus deglupta

O eucalipto arco-íris é uma árvore de grande porte, que se destaca pelo colorido espetacular do seu tronco. É o único representante do gênero dos eucaliptos que ocorre naturalmente no

Polyscias_fruticosa

Árvore-da-felicidade-fêmea – Polyscias fruticosa

A árvore-da-felicidade-fêmea é um arbusto ou arvoreta, de textura semi-lenhosa e folhagem ornamental, cercada de misticismo e superstições. Acredita-se que a presença da planta na casa traz harmonia e felicidade

Polyscias_guilfoylei

Árvore-da-felicidade-macho – Polyscias guilfoylei

A árvore-da-felicidade-macho é um arbusto ou arvoreta, de ramagem lenhosa, ramificada e folhagem decorativa. Ela é plantada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo e o seu cultivo é

tungue_vernicia_fordii

Tungue – Vernicia fordii

A tungue é um árvore decídua, monóica, frondosa e muito florífera, oriunda da Ásia, onde ela é cultivada há milênios pelo óleo extraído de seus frutos. O nome popular Tungue,

ficus_auriculata

Figueira-de-jardim – Ficus auriculata

Originária de florestas subtropicais úmidas do sudeste da Ásia, a figueira-de-jardim é uma árvore muito decorativa, de folhagem perene a semi-decídua. De copa densa, arredondada e larga, ela…

pata_de_vaca-bauhinia_variegata

Pata-de-vaca – Bauhinia variegata

A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma árvore semidecídua e muito florífera, originária da China e da Índia, e largamente utilizada na arborização urbana no sul e no sudeste do Brasil.

schefflera_arboricola

Cheflera – Schefflera arboricola

Arbusto vigoroso que facilmente chega ao porte de árvore, de folhas separadas em 8 folíolos, verdes e brilhantes. A variedade variegada apresenta tonalidade verde e amarela. Planta muito rústic…

euphorbia_cotinifolia

Leiteiro-vermelho – Euphorbia cotinifolia

O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptic…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã