Arbustos

ora-pro-nobis_pereskia_aculeata

Ora-pro-nobis – Pereskia aculeata

A ora-pro-nobis é uma trepadeira ou arbusto lenhoso e tropical, de qualidades como comestível e ornamental. O nome curioso vem no latim e significa “rogai-por-nós”. Diz a lenda que os

palmeira_sagu_cycas_circinalis

Palmeira-sagu – Cycas circinalis

A palmeira-sagu é uma planta dióica, arbustiva e lenhosa, que é largamente utilizada no paisagismo, pela beleza singular formada pelo conjunto das folhas brilhantes e longas, dispostas em coroa. Apesar

gunnera_manicata

Gunera – Gunnera manicata

A gunera é uma planta de textura herbácea e porte arbustivo, com aspecto exuberante que surpreende seus espectadores. Seu caule é rizomatoso, calibroso e revestido por fibras amarronzadas. Dire…

globba_winitii

Bailarina – Globba winitii

A bailarina ou globa é uma planta tropical, rizomatosa, de textura herbácea e folhagem e florescimento ornamentais. Apresenta rizoma subterrâneo, de onde surgem as hastes eretas, que sustentam …

schefflera_arboricola

Cheflera – Schefflera arboricola

Arbusto vigoroso que facilmente chega ao porte de árvore, de folhas separadas em 8 folíolos, verdes e brilhantes. A variedade variegada apresenta tonalidade verde e amarela. Planta muito rústic…

euphorbia_cotinifolia

Leiteiro-vermelho – Euphorbia cotinifolia

O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptic…

agave_angustifolia

Piteira-do-caribe – Agave angustifolia

A piteira-do-caribe é um planta escultural muito adaptada a seca. Suas folhas são longas, rígidas, em forma de espada, dispostas em roseta, com margens de coloração branco-creme ou amarelo e…

9263543433_571a78af5d_z

Dracena – Dracaena fragrans

A dracena é uma planta arbustiva, de folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo por seu forte apelo tropical e rusticidade em ambientes internos. Nas plantas jovens

canna_limbata

Beri-silvestre – Canna limbata

O birí-silvestre é uma planta muito rústica, de folhagem ornamental, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores de coloração vermelha e amarela, apre…

beaucarnea_recurvata

Pata-de-elefante – Beaucarnea recurvata

A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Ela é consi…

2284698998_73dd286e00

Vime-unha-de-gato – Salix discolor

O vime-unha-de-gato é um arbusto ou arvoreta decídua, dióica e da mesma família dos salgueiros. O nome unha-de-gato é uma alusão às felpudas flores que surgem nos ramos. Elas lembram

mimosa_caesalpineafolia

Sansão-do-campo – Mimosa caesalpineafolia

O sansão-do-campo é uma árvore de crescente popularização, utilizado principalmente como cerca-viva. Originário do semi-árido nordestino, ele apresenta caule pardacento, com ramificações …

8424720038_4ebcce10b1_z

Flor-do-beijo – Psychotria elata

A flor-do-beijo é uma planta arbustiva ou uma pequena árvore, semilenhosa e florífera, que chama a atenção principalmente por suas inflorescências viçosas, de brácteas vermelho vivo, brilhantes e que lembram

Hebe speciosa

Verônica – Hebe speciosa

A verônica é um arbusto semilenhoso e muito florífero, sendo que raramente fica sem flores durante o ano. É nativa da Nova Zelândia e sua introdução no Brasil é recente. Suas folhas são glabras…

pachystachys_lutea

Camarão-amarelo – Pachystachys lutea

Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. Sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar suas inflorescências….

pittosporum_tobira

Pitósporo-japonês – Pittosporum tobira

Arbusto resistente, de aroma marcante, com folhas arredondadas de coloração verde ou verde-acinzentada com bordas claras na cultivar “variegata“. Excelente para a formação d…

hydrangea_macrophylla

Hortênsia – Hydrangea macrophylla

A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de mu…

asparagus_setaceus

Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, com folhagem de textura delicada e plumosa, muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados ramos são modificados,…

typhonodorum_lindleyanum

Banana-d’água – Typhonodorum lindleyanum

A banana-d’água é uma planta arbustiva, perene, aquática, de textura herbácea, que chega a atingir 4 metros de altura. O caule aparente da planta é na verdade um falso-caule, formado pelos p…

bananeira-vermelha

Bananeira-vermelha – Musa coccinea

A bananeira-vermelha é uma planta herbácea, de porte arbustivo, entouceirada e com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é originária de regiões tropicais da China e do Vietnã. Como em outras

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Eventos

  • Expoflora 2014

    Expoflora 2014

    A Expoflora acontece de 29 de agosto até 28 de setembro e é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente para dar as boas-vindas…Leia …Leia mais ›