Arbustos

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

orgulho_madeira

Orgulho-da-madeira – Echium candicans

O orgulho-da-madeira é uma planta arbustíva, semi-lenhosa e florífera, nativa da Ilha da Madeira, no complexo de ilhas da Macaronésia, e conhecida em diversas regiões do mundo por suas qualidades

chamelaucium_uncinatum

Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio…

afelandra_coral

Afelandra-coral – Aphelandra sinclairiana

A afelandra-coral é uma planta arbustiva e florífera, nativa da América Central e conhecida pela sua venerável beleza tropical. Apresenta folhagem densa, com folhas grandes, brilhantes, ovais, de cor verde

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

plumbago_auriculata

Bela-emília – Plumbago auriculata

Planta muito versátil e rústica, a bela-emília é largamente utilizada no paisagismo. Arbustiva e muito ramificada presta-se para cercas-vivas e pode ser tutorada como trepadeira. Suas flores s…

psidium_cattleyanum

Araçá – Psidium cattleyanum

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Gr…

kopsia_fruticosa

Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas

rhododendron_simsii

Azaléia – Rhododendron simsii

As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas varieda…

musa_sp

Bananeira – Musa sp

A bananeira é cultivada em quase o Brasil, por isso somos o 2º maior produtor. No panorama nacional destacam-se Bahia e São Paulo como os maiores produtores, com cerca de 23% da produção bras…

lantana_camara

Cambará – Lantana camara

Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou sem…

elaeagnus_pungens

Oleagno – Elaeagnus pungens

O oleagno é uma arbusto lenhoso, ereto, perenenifolio e bastante ramificado. Seus ramos apesar de lenhosos, são bastante flexíveis quando jovens, o que auxilia na sua condução como cerca viva…

cleome_hassleriana

Cleome – Cleome hassleriana

O cleome é um arbusto semi-herbáceo e muito florífero, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que pode alcançar de 0,6 a 1,5 metros de altura. Suas folhas palmadas são compostas por cinco…

gabiroba

Gabiroba – Campomanesia pubescens

A gabirobeira é um arbusto lenhoso, ornamental e frutífero nativo de áreas de cerrado da América do Sul. Seu tronco é curto, tortuoso, com copa bastante ramificada e ramos cilíndricos

mussaenda_erythrophylla

Mussaenda-vermelha – Mussaenda erythrophylla

Arbusto muito vistoso, de folhagem e floração bastante ornamentais. A mussaenda-vermelha apresenta folhas arredondadas, com sulcos bem marcados. A inflorescência é composta de flores pequenas,…

uvaia

Uvaia – Eugenia pyriformis

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome “uvaia” vem

Lonicera_nitida

Lonícera – Lonicera nitida

A Lonícera é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e muito ramificada, de folhas miúdas, com textura fina e delicada. Nativa da China, ela é parente próxima da trepadeira Madressilva, apesar

DSC06471

Dracena-bambú – Dracaena surculosa

A dracena-bambú é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e com folhagem ornamental. Sua ramagem é ereta, com caules semelhantes aos de bambú. Ela cresce em diferentes estratos, após uma

heliconia_psittacorum

Helicônia-papagaio – Heliconia psittacorum

A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é uma planta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea. Suas folha…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã