Arbustos

canna_limbata

Beri-silvestre – Canna limbata

O birí-silvestre é uma planta muito rústica, de folhagem ornamental, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores de coloração vermelha e amarela, apre…

beaucarnea_recurvata

Pata-de-elefante – Beaucarnea recurvata

A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Ela é consi…

2284698998_73dd286e00

Vime-unha-de-gato – Salix discolor

O vime-unha-de-gato é um arbusto ou arvoreta decídua, dióica e da mesma família dos salgueiros. O nome unha-de-gato é uma alusão às felpudas flores que surgem nos ramos. Elas lembram

mimosa_caesalpineafolia

Sansão-do-campo – Mimosa caesalpineafolia

O sansão-do-campo é uma árvore de crescente popularização, utilizado principalmente como cerca-viva. Originário do semi-árido nordestino, ele apresenta caule pardacento, com ramificações …

8424720038_4ebcce10b1_z

Flor-do-beijo – Psychotria elata

A flor-do-beijo é uma planta arbustiva ou uma pequena árvore, semilenhosa e florífera, que chama a atenção principalmente por suas inflorescências viçosas, de brácteas vermelho vivo, brilhantes e que lembram

Hebe speciosa

Verônica – Hebe speciosa

A verônica é um arbusto semilenhoso e muito florífero, sendo que raramente fica sem flores durante o ano. É nativa da Nova Zelândia e sua introdução no Brasil é recente. Suas folhas são glabras…

pachystachys_lutea

Camarão-amarelo – Pachystachys lutea

Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. Sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar suas inflorescências….

pittosporum_tobira

Pitósporo-japonês – Pittosporum tobira

Arbusto resistente, de aroma marcante, com folhas arredondadas de coloração verde ou verde-acinzentada com bordas claras na cultivar “variegata“. Excelente para a formação d…

hydrangea_macrophylla

Hortênsia – Hydrangea macrophylla

A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de mu…

asparagus_setaceus

Aspargo-samambaia – Asparagus setaceus

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, com folhagem de textura delicada e plumosa, muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados ramos são modificados,…

typhonodorum_lindleyanum

Banana-d’água – Typhonodorum lindleyanum

A banana-d’água é uma planta arbustiva, perene, aquática, de textura herbácea, que chega a atingir 4 metros de altura. O caule aparente da planta é na verdade um falso-caule, formado pelos p…

bananeira-vermelha

Bananeira-vermelha – Musa coccinea

A bananeira-vermelha é uma planta herbácea, de porte arbustivo, entouceirada e com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é originária de regiões tropicais da China e do Vietnã. Como em outras

5703456090_fa9b6b0cf0

Justicia-vermelha – Megaskepasma erythrochlamys

A justicia-vermelha é um planta arbustiva e tropical, com florescimento vistoso e durável. Seu caule é ereto, de textura semi-lenhosa e bastante ramificado. As folhas são de cor verde, perenes,

colocasia_esculenta

Taro – Colocasia esculenta

O taro é uma planta de textura herbácea, da mesma família do Caládio (Caladium) e apresenta dupla função: como planta ornamental e de uso alimentício. No Brasil o taro confunde-se …

Rotheca_myricoides - Borboleta-azul

Flor-borboleta – Rotheca myricoides

A flor-borboleta é uma planta arbustiva e florífera, caracterizada pelas delicadas e fragrantes flores azuis, semelhantes a borboletas. Seu caule apresenta textura semi-lenhosa, com ramagem esparsa. As folhas são ovaladas, opostas, com margens denteadas e cor verde escura.

physalis_sp

Fisalis – Physalis sp

As plantas do gênero Physalis são herbáceas ou arbustivas e conhecidas no mundo todo por seus frutos saborosos e de aspecto singular. Elas pertencem à família Solanaceae, a mesma dos…

ipomoea_carnea

Algodão-bravo – Ipomoea carnea

O algodão-bravo é um arbusto florífero, rústico e ornamental, mas potencialmente perigoso em criações de gado. De porte médio, atinge de 1 a 4 metros de altura. Seu caule é ramificado, ere…

syringa_vulgaris

Lilás – Syringa vulgaris

O lilás é um arbusto lenhoso e decíduo, cultivado no mundo todo por suas flores bonitas e muito perfumadas. Seu porte é grande, alcançando de 3 a 7 metros de altura, sendo considerado por vez…

quisqualis_indica

Jasmim-da-índia – Quisqualis indica

O Jasmin-da-índia tem a característica interessante de produzir flores que mudam de cor. Elas nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas. Sua utilização no paisagismo é ampla, desde que…

6017541343_35ccf278df_b

Alecrim-costeiro – Westringia fruticosa

O alecrim-costeiro é uma planta arbustiva e florífera, nativa da costa leste da Austrália. Sua ramagem é ereta, lenhosa e bastante ramificada, com aspecto geral bastante denso e arredondado. As

Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!


Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 6ª Feira de Flores da Paraíba

    [caption id="attachment_15916" align="aligncenter" width="500"] Foto de Naoki Takehara[/caption]O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), promove de quinta-feira (8) a sábado (10) a 6ª edição da Feira de…
  • Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais

    [caption id="attachment_15913" align="aligncenter" width="500"] Foto de Virginia Sanderson[/caption] A Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais volta a ser realizada em Jaraguá do Sul. A Adori - Associação de Orquidofilia do Itapocu marcou a mostra…