Arbustos

heliconia_rostrata

Helicônia – Heliconia rostrata

Planta tropical por excelência, esta espécie de helicônia, é a que produz as inflorescências mais espetaculares e ornamentais. Estas inflorescências são sempre pendentes, com o comprimento q…

cortaderia_selloana

Capim-dos-pampas – Cortaderia selloana

O capim-dos-pampas é gigante, chegando a 2,5 metros de altura. Suas inflorescências se parecem com grandes plumas e podem ser de coloração branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmen…

callistemon_sp

Escova-de-garrafa – Callistemon spp

Escova-de-garrafa é o nome popular das plantas do gênero Callistemon. Este gênero possui 34 espécies catalogadas, sendo que a grande maioria delas é originária da Austrália. As es…

bambusa_gracilis

Bambuzinho-de-jardim – Bambusa textilis gracilis

De cor e textura espetacular, o bambuzinho só acrescenta vida aos nossos jardins. De folhagem fina e coloração amarelo-limão, vai muito bem em renques e muros, não podendo faltar no jardim ja…

budleia_dark

Budléia – Buddleja davidii

A budléia é uma planta arbustiva, de textura lenhosa, hermafrodita e bastante florífera, difundida principalmente em países com clima mais temperado ou subtropical. Seus ramos são quadrangulares, arqueados, recobertos de

Serissa_foetida

Serissa – Serissa foetida

A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai…

Camedórea-bambu - Chamaedorea seifrizii

Camedórea-bambu – Chamaedorea seifrizii

A camedórea-bambu é uma palmeira entouceirada, dióica, largamente utilizada para adornar interiores e áreas semi-sombreadas no jardim. Ela é nativa da América Central e do México, de florestas tropicais úmidas,

ficus_benjamina

Ficus – Ficus benjamina

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em con…

euphorbia_fulgens

Chiquita-bacana – Euphorbia fulgens

A chiquita-bacana é um planta bastante rústica, porém não muito difundida. Suas folhas são escuras, em formato de lança. Sua ramagem não é compacta. As flores despontam nas extremidades do…

4940933439_c1232bf1ea_z

Camarão-azul – Eranthemum pulchellum

O camarão-azul é uma planta arbustiva originária da Índia, de abundantes florzinhas azuis. Sua ramagem é muito ornamental, ramificada e densa e suas folhas são ovaladas, de coloração verd…

dypsis_lutescens

Palmeira-areca – Dypsis lutescens

A palmeira-areca é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. De estipes múltiplos, chega a ser muito entouceirada. Os estipes são elegante…

alpinia_zerumbet

Gengibre-concha – Alpinia zerumbet

De porte médio a grande, o gengibre-concha combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores de coloração branco-rosada, em cachos pendentes. Suas folha…

ixora_chinensis

Ixora-chinesa – Ixora chinensis

A ixora-chinesa é uma planta arbustiva própria para jardins tropicais. Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. As folhas são simples, de co…

Filodendro_xanadu

Xanadu – Philodendron xanadu

O xanadu é uma planta herbácea ou subarbustiva, da família dos filodendros. Inicialmente pensava-se que era uma cultivar, resultado de hibridizações com a espécie Philodendron bipinnatifidum, realizado por um viveiro

Furcreia_Furcraea_foetida

Furcréia – Furcraea foetida

A furcréia é uma espécie de porte arbustivo, suculenta e de notável aspecto escultural. Ela é muito semelhante aos agaves, com a diferença de ter menos espinhos. Suas folhas são

abelia_x_grandiflora

Abélia – Abelia x grandiflora

A abélia é um arbusto muito florífero, bastante ramificado excelente para a formação de cercas vivas e renques junto a muros, além de ser facilmente conduzido como trepadeira sobre caramanch…

salvia_splendens

Alegria-dos-jardins – Salvia splendens

É uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera. A Sálvia deveria ser chamada de Cantinho dos beija-flores. Suas flores tubulares esb…

bambu_barriga_buda_bambusa_ventricosa

Bambu-barriga-de-buda – Bambusa ventricosa

O bambu-barriga-de-buda é uma planta rizomatosa, entouceirada e de hastes e folhagem ornamental. Seu uso ainda é restrito, mas vem se popularizando nos últimos anos como planta de dupla função:

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.