Arbustos

alpinia_zerumbet

Gengibre-concha – Alpinia zerumbet

De porte médio a grande, o gengibre-concha combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores de coloração branco-rosada, em cachos pendentes. Suas folha…

ixora_chinensis

Ixora-chinesa – Ixora chinensis

A ixora-chinesa é uma planta arbustiva própria para jardins tropicais. Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. As folhas são simples, de co…

Filodendro_xanadu

Xanadu – Philodendron xanadu

O xanadu é uma planta herbácea ou subarbustiva, da família dos filodendros. Inicialmente pensava-se que era uma cultivar, resultado de hibridizações com a espécie Philodendron bipinnatifidum, realizado por um viveiro

Furcreia_Furcraea_foetida

Furcréia – Furcraea foetida

A furcréia é uma espécie de porte arbustivo, suculenta e de notável aspecto escultural. Ela é muito semelhante aos agaves, com a diferença de ter menos espinhos. Suas folhas são

abelia_x_grandiflora

Abélia – Abelia x grandiflora

A abélia é um arbusto muito florífero, bastante ramificado excelente para a formação de cercas vivas e renques junto a muros, além de ser facilmente conduzido como trepadeira sobre caramanch…

salvia_splendens

Alegria-dos-jardins – Salvia splendens

É uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera. A Sálvia deveria ser chamada de Cantinho dos beija-flores. Suas flores tubulares esb…

bambu_barriga_buda_bambusa_ventricosa

Bambu-barriga-de-buda – Bambusa ventricosa

O bambu-barriga-de-buda é uma planta rizomatosa, entouceirada e de hastes e folhagem ornamental. Seu uso ainda é restrito, mas vem se popularizando nos últimos anos como planta de dupla função:

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

orgulho_madeira

Orgulho-da-madeira – Echium candicans

O orgulho-da-madeira é uma planta arbustíva, semi-lenhosa e florífera, nativa da Ilha da Madeira, no complexo de ilhas da Macaronésia, e conhecida em diversas regiões do mundo por suas qualidades

chamelaucium_uncinatum

Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio…

afelandra_coral

Afelandra-coral – Aphelandra sinclairiana

A afelandra-coral é uma planta arbustiva e florífera, nativa da América Central e conhecida pela sua venerável beleza tropical. Apresenta folhagem densa, com folhas grandes, brilhantes, ovais, de cor verde

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

plumbago_auriculata

Bela-emília – Plumbago auriculata

Planta muito versátil e rústica, a bela-emília é largamente utilizada no paisagismo. Arbustiva e muito ramificada presta-se para cercas-vivas e pode ser tutorada como trepadeira. Suas flores s…

psidium_cattleyanum

Araçá – Psidium cattleyanum

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Gr…

kopsia_fruticosa

Cópsia – Kopsia fruticosa

A cópsia é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, ainda rara em cultivo. Ela apresenta folhas simples, glabras, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas

rhododendron_simsii

Azaléia – Rhododendron simsii

As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas varieda…

musa_sp

Bananeira – Musa sp

A bananeira é cultivada em quase o Brasil, por isso somos o 2º maior produtor. No panorama nacional destacam-se Bahia e São Paulo como os maiores produtores, com cerca de 23% da produção bras…

lantana_camara

Cambará – Lantana camara

Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou sem…

elaeagnus_pungens

Oleagno – Elaeagnus pungens

O oleagno é uma arbusto lenhoso, ereto, perenenifolio e bastante ramificado. Seus ramos apesar de lenhosos, são bastante flexíveis quando jovens, o que auxilia na sua condução como cerca viva…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã