As Plantas na Decoração de Natal

Natal
Colocando o jardim no clima do Natal

O Natal está se aproximando, nos contagiando com seu espírito de solidariedade e amor. Nestes momentos que antecedem a grande data festiva sentimos um grande prazer em enfeitar toda a casa com o objetivo principal unir a família, contagiar os amigos e os vizinhos com a alegria do nascimento de Jesus.

As plantas tem um papel fundamental nesta decoração e, com o conhecimento da história das festas de Natal, fica fácil entender porque alguns elementos são tão valorizados. Alguns símbolos importantes do Natal estão relacionados com o próprio Cristo, considerado a “árvore da vida”.

O pinheiro por exemplo, foi por muitos anos a árvore escolhida nos países do norte porque era a única que permanecia verde e bonita mesmo com todo o frio e neve no inverno. A nossa cultura, formada por estes povos ocidentais, imediatamente adotou o pinheiro como símbolo de natal também.

Outros símbolos importantes são as bolas vermelhas que tradicionalmente simbolizam os frutos da árvore da vida. Por conseguinte plantas com flores e frutos vermelhos entram naturalmente na decoração de Natal. Por residirmos em um país tropical, devemos procurar sempre escolher as plantas de cor verde e vermelha que estarão em plena floração e ou frutificação no Natal.

A escolha do pinheiro é muito importante, principalmente se você desejar plantá-lo no jardim posteriormente. As preferidas são:

Tome alguns cuidados ao adquirir seu pinheiro de natal, escolha uma muda sadia e vistosa, com o torrão proporcional à sua altura. É comum que aproveitadores vendam galhos fincados na terra durante esta época. Após a aquisição os cuidados continuam, coloque-a em local bem iluminado dentro de casa e não esqueça de regar regularmente. Após o Natal é possível que, mesmo com estes cuidados, sua planta não sobreviva pois ela sofre muito em ambientes internos. Plante-a o mais rápido possível no jardim, para que possa se recuperar plenamente.

No Brasil, uma das plantas mais tradicionais nesta época, perdendo apenas para o pinheiro é a Poinsétia (Euphorbia pulcherrima). Ela apresenta folhas bem verdes e brácteas vermelhas com formato de estrela, é bastante rústica e pode enfeitar o jardim externo, na forma de arbustos e o interior da residência, plantada em vasos. Existem muitas variedades à sua escolha, de simples a dobradas, e com flores brancas inclusive.

Natal
Mussaenda-vermelha

O jardim também merece cuidados especiais. Os canteiros e as jardineiras não devem ser esquecidos. Ótimas opções são a Alegria-de-jardim (Salvia splendens) e a pimenteira (Capsicum baccatum), que devem ser plantadas com bastante antecedência para que possam se denvolver bem até o Natal. Utilize como substrato uma parte de terra de jardim misturada com duas partes de terra vegetal.

Regue regularmente e adube com NPK 10-10-10, conforme a recomendação do fabricante, que elas permanecerão bonitas durante todo o verão. A Mussaenda-vermelha (Mussaenda erythrophylla) (Figura ao lado) também é uma planta bastante interessante (note que a sua flor é em forma de estrela…outro símbolo de Natal que dispensa explicações), podendo ser conduzida como arbusto ou como trepadeira de acordo com a necessidade.

A minha preferida no entanto é a Lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsonae). Esta época do ano ela floresce intensamente e a combinação de sua folhagem verde brilhante com as flores vermelhas envoltas pelo cálice branco, passam uma incrível sensação de árvore nevada à noite, quando as pequenas luzes de Natal iluminam toda a sua extensão. É uma combinação mágica, difícil de descrever.

Natal
Lágrima-de-cristo

De nada adianta plantas bonitas e combinando com o Natal se o gramado e os arbustos não estiverem convenientemente aparados e cuidados. Em último caso, correções podem ser feitas de última hora com corantes especiais para gramados. A iluminação é um show à parte. Enrole o caule e os galhos aparentes de árvores, com mini-lâmpadas brancas para um efeito espetacular, tomando muito cuidado com o isolamento da fiação elétrica e desligando sempre durante o dia e quando a chuva ameaçar cair.

Aproveite para preparar guirlandas e arranjos com plantas naturais juntando ramos de pimenteira, hera, azevinho, nandina, samambaia e cipreste, pinhas, maçãs e flores secas coloridas de vermelho e dourado e arremate sempre com laços de fita bem largos e vistosos, comprados em lojas de artesanato.

Espalhe o espírito de Natal por todos os cantos da casa e do jardim e tenha um Feliz Natal!

Fotos: Rita Barreto

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.