Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia

Árvore símbolo do estado do Paraná, a araucária é reconhecida pela sua beleza, função ecológica e utilidade para o homem. Apesar de todas estas qualidades, é uma espécie em extinção. Seu porte é bastante grande, chegando aos 50 metros de altura. Diferencia-se de outros pinheiros pela sua estrutura em candelabro e pelos seus saborosos pinhões.

Quando jovem, torna-se excelente árvore de natal. Sua estrutura de candelabro vai se formando vagarosamente com o tempo. Os indivíduos podem ser machos ou fêmeas, não sendo hermafroditas como muitos outros pinheiros. As fêmeas produzem pinhas que amadurecem lentamente e são compostas de numerosos pinhões. Os pinhões são sementes grandes e servem de alimento para diversas espécies, entre aves, animais selvagens e domésticos, inclusive o homem. Sua madeira presta-se para os mais diversos feitios, não sendo dura. Esta espécie é indicada para o reflorestamento de toda a região sul.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Inicialmente devem ser cultivadas à meia-sombra, para um rápido crescimento e lentamente deve ser exposta ao sol pleno, como em condições naturais de floresta. O pinheiro-do-paraná é uma árvore exigente, vegeta em solos férteis e profundos e não se desenvolve bem em solos muito úmidos. Tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia

  1. Tenho um bosque de Pinheiro-do-Parana plantados aqui na Provincia de Mie, Japao. O clima aqui na minha regiao e temperado caindo para -2 graus centigrados no inverno. De vez em quando neva porem os pinheiros resistem a neve sem sofrer danos. Plantei as sementes do pinheiro no ano 2.000, as plantas machos comecaram a florecer em 2013, as plantas femeas comecaram a florecer e produzir frutos pela primeira vez neste ano de 2015. Creio que meus pinheiros ja tenham uns 10 ou 12 metros de altura. O unico problema que encontrei em plantar pinheiros do Parana aqui nesta parte do mundo e que o solo e razo e a raiz principal nao consegue penetrar a camada dura do solo, portanto algumas arvores cairam com o vento forte, apos alguns anos de plantio, mesmo assim tenho umas 80 arvores frondosas.

  2. tenho um pinheiro araucária em um vaso, esta com 1,2m te altura e a raiz furou o vaso e ja esta no solo, porem o espaço aqui é peq e vai ser coberto com piso cerâmico, gostaria de saber se posso replantar ele no litoral, praia com terreno arenoso, se puder, quais o cuidados iniciais?

  3. esqueci de colocar a região, atualmente ele esta plantado em Porto Alegre RS e pretendia replantar na minha casa na praia.

  4. Oi Sergio, o principal cuidado é que as raízes não esteja enoveladas, pois neste caso, a estrutura da futura árvore fica comprometida. Seus alicerces não vão funcionar como deveriam e ela se torna um perigo para as pessoas, construções e automóveis. Se estiver tudo ok, plante o mais rápido possível em um berço bem preparado, enriquecido com composto orgânico. O berço deve ser maior que o tamanho da muda. Veja este artigo: https://www.jardineiro.net/como-plantar-uma-arvore-em-10-passos.html

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.