Árvores

Acacia_seyal

Acácia-pompom – Vachellia seyal

A acácia-pompom é uma árvore ou arvoreta, decídua, ornamental, nativa da savana africana e popularizada pelo renomado paisagista Burle Marx. Ela apresenta uma copa esparsa, em forma de “guarda-chuva”, com

caryocar_brasiliense

Pequi – Caryocar brasiliense

O pequi ou pequizeiro é uma árvore típica do cerrado brasileiro, apresentando os característicos ramos tortuosos, além de ser heliófita, xerófita e semidecídua. Seu tronco apresenta casca …

cocos_nucifera

Coco – Cocos nucifera

As origens do coqueiro são controvérsias, há indícios de que ele surgiu na Ásia, Oceania ou África. O fato é que devido à baixa densidade de suas sementes, o coco se espalhou através de c…

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

cupressus_macrocarpa

Cipreste-de-monterei – Cupressus macrocarpa

Cipreste de coloração verde amarelada e folhagem muito aromática que lembra limão. Tem forma cônica e compacta, contudo não se presta à topiaria e às cercas vivas, por não tolerar podas. …

chorisia_speciosa

Paineira-rosa – Ceiba speciosa

A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e …

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

couroupita_guianensis

Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do…

populus_nigra

Álamo – Populus nigra

O álamo é uma árvore decídua, de porte médio a grande, que chega a alcançar 30 metros de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval…

2822121015_7c43f9b2dd_z

Figueira – Ficus carica

A figueira é uma árvore frutífera, monóica e decídua, originária do Oriente Médio. Sabe-se que o figo, fruto da figueira, é utilizado pelo homem desde à Idade da Pedra. A

psidium_cattleyanum

Araçá – Psidium cattleyanum

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Gr…

musa_sp

Bananeira – Musa sp

A bananeira é cultivada em quase o Brasil, por isso somos o 2º maior produtor. No panorama nacional destacam-se Bahia e São Paulo como os maiores produtores, com cerca de 23% da produção bras…

lophantera_lactescens

Lofantera – Lophantera lactescens

A lofantera é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Originária da floresta amazônica, é semidecídua e pode atingir de 10 a 20 metros de altura. Apresenta copa de …

bixa_orellana

Urucum – Bixa orellana

O urucum é uma arvoreta exuberante, seja pela beleza de suas flores, seja pelos seus vistosos cachos de frutos. Originária da região amazônica, suas sementes são muito utilizadas pelos índio…

gabiroba

Gabiroba – Campomanesia pubescens

A gabirobeira é um arbusto lenhoso, ornamental e frutífero nativo de áreas de cerrado da América do Sul. Seu tronco é curto, tortuoso, com copa bastante ramificada e ramos cilíndricos

Calycophyllum_spruceanum

Pau-mulato – Calycophyllum spruceanum

O pau-mulato é uma árvore nativa da amazônia e de reconhecido valor com ornamental, principalmente pela beleza escultural do seu tronco. De porte imponente e elegante, ele atinge de 15

tibouchina_granulosa

Quaresmeira – Tibouchina granulosa

A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tro…

uvaia

Uvaia – Eugenia pyriformis

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome “uvaia” vem

Lonicera_nitida

Lonícera – Lonicera nitida

A Lonícera é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e muito ramificada, de folhas miúdas, com textura fina e delicada. Nativa da China, ela é parente próxima da trepadeira Madressilva, apesar

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã