Árvores

Liquidambar em cores outonais. Foto de Jorge Franganillo

Liquidâmbar – Liquidambar styraciflua

O liquidâmbar é uma árvore monóica, decídua e muito ornamental, nativa dos Estados Unidos e de regiões montanhosas do México e América Central. O nome liquidâmbar se refere à seiva

syagrus_romanzoffiana

Jerivá – Syagrus romanzoffiana

O jerivá é uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente tanto em projetos paisagísticos quanto na recuperação de áreas degradadas…

Serissa_foetida

Serissa – Serissa foetida

A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai…

Camedórea-bambu - Chamaedorea seifrizii

Camedórea-bambu – Chamaedorea seifrizii

A camedórea-bambu é uma palmeira entouceirada, dióica, largamente utilizada para adornar interiores e áreas semi-sombreadas no jardim. Ela é nativa da América Central e do México, de florestas tropicais úmidas,

ficus_benjamina

Ficus – Ficus benjamina

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em con…

dypsis_lutescens

Palmeira-areca – Dypsis lutescens

A palmeira-areca é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. De estipes múltiplos, chega a ser muito entouceirada. Os estipes são elegante…

arenga_pinnata

Arenga – Arenga pinnata

A arenga é uma palmeira monóica, bastante ornamental e útil, originária da Malásia. Ela é largamente cultivada no sudeste asiático por ser uma importante fonte de açúcar e fibras. Apresenta

Acacia_seyal

Acácia-pompom – Vachellia seyal

A acácia-pompom é uma árvore ou arvoreta, decídua, ornamental, nativa da savana africana e popularizada pelo renomado paisagista Burle Marx. Ela apresenta uma copa esparsa, em forma de “guarda-chuva”, com

caryocar_brasiliense

Pequi – Caryocar brasiliense

O pequi ou pequizeiro é uma árvore típica do cerrado brasileiro, apresentando os característicos ramos tortuosos, além de ser heliófita, xerófita e semidecídua. Seu tronco apresenta casca …

cocos_nucifera

Coco – Cocos nucifera

As origens do coqueiro são controvérsias, há indícios de que ele surgiu na Ásia, Oceania ou África. O fato é que devido à baixa densidade de suas sementes, o coco se espalhou através de c…

chaenomeles_speciosa

Marmelinho-ornamental – Chaenomeles speciosa

O marmelinho-oriental é um arbusto decíduo, que passa os meses quentes despercebido, mas que no outono perde todas as suas folhas e inicia um bela e abundante floração, que se estende por todo…

chamaecyparis_pisifera_filifera-aurea

Tuia-macarrão – Chamaecyparis pisifera filifera-aurea

A tuia-macarrão tem o porte de arvoreta ou arbusto. Seus ramos são ramificados, alongados e dourados quando novos, de efeito surpreendente. Por este motivo difere bastante dos outros ciprestes, e seu uso no…

cupressus_macrocarpa

Cipreste-de-monterei – Cupressus macrocarpa

Cipreste de coloração verde amarelada e folhagem muito aromática que lembra limão. Tem forma cônica e compacta, contudo não se presta à topiaria e às cercas vivas, por não tolerar podas. …

chorisia_speciosa

Paineira-rosa – Ceiba speciosa

A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e …

1822093790_7ac2e15c37_o

Canudo-de-pito – Senna bicapsularis

O Canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta, muitas vezes  com ramagem escandente e

couroupita_guianensis

Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do…

populus_nigra

Álamo – Populus nigra

O álamo é uma árvore decídua, de porte médio a grande, que chega a alcançar 30 metros de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval…

2822121015_7c43f9b2dd_z

Figueira – Ficus carica

A figueira é uma árvore frutífera, monóica e decídua, originária do Oriente Médio. Sabe-se que o figo, fruto da figueira, é utilizado pelo homem desde à Idade da Pedra. A

psidium_cattleyanum

Araçá – Psidium cattleyanum

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Gr…

musa_sp

Bananeira – Musa sp

A bananeira é cultivada em quase o Brasil, por isso somos o 2º maior produtor. No panorama nacional destacam-se Bahia e São Paulo como os maiores produtores, com cerca de 23% da produção bras…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Siga o painel Jardineiro.net de Raquel no Pinterest.