Planta-mosaico – Ludwigia sedioides

 Ludwigia sedioides,

Foto: Kumiko

A planta-mosaico é uma espécie de planta aquática, herbácea, ideal para as margens de laguinhos e tanques. Nativa do Brasil e Venezuela, ela se caracteriza pelo belo efeito de simetria radial de sua folhagem, que se encaixa como num mosaico. De dia, suas rosetas são mais abertas, com espaço entre as folhas, já à noite, sua ramagem se contrai, aproximando as folhinhas. Suas folhas são pequenas e delicadas, flutuantes, com formato de losango e margens serrilhadas. Elas podem ser verdes ou em tons avermelhados. Apesar do aspecto flutuante, a planta mosaico enraiza no solo do fundo do laguinho, ou em vasos. Ou seja, da mesma forma que as ninféias, ela precisa de um bom substrato para se desenvolver. Floresce no inverno, despontando pequenas e delicadas flores amarelas, com forma de taça e quatro pétalas, acima da folhagem. Após a floração produz frutos do tipo cápsula, com deiscência explosiva, que quando maduras se abrem lançando numerosas sementes à distância.

Ao projetar o uso da planta mosaico, leve em consideração que ela alcança de 10 a 30 cm de altura, então deve ser localizada próximo às margens naturais de um lago, ou em espelhos d’água de pouca profundidade. Apesar de ser uma planta nativa, ela possui características invasivas em determinadas situações e produz muitas sementes. Desta forma, cuidado ao utilizar em tanques que se comunicam com cursos naturais de água, evitando sua dispersão acidental no meio ambiente. Use-a em pequenos grupos, criando um delicado foco de atenção em lagos e tanques que são admirados de cima. Por sombrear água, ela fornece abrigo natural à vida silvestre como pequenos peixes e anfíbios. No entanto, seu uso não é aconselhado em lagos com peixes maiores, como carpas, que destroem sua ramagem delicada rapidamente.

Deve ser cultivada em meio aquático, sob sol pleno, em substrato fértil e enriquecido com matéria orgânica. Não tolera águas alcalinas, com pH acima de 8. Aprecia o calor e a umidade tropical. Multiplica-se por semente e divisão da ramagem enraizada.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

One comment on “Planta-mosaico – Ludwigia sedioides

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.