A hortênsia-filipina (Clerodendrum chinense) é uma espécie arbustiva, florífera, de textura semi-herbácea originárias da Ásia. Seus ramos são eretos, de textura semi-herbácea, As folhas são opostas, ovadas a cordiformes, grandes, pubescentes, brilhantes, verdes, com nervuras bem marcadas e serrilhadas irregularmente.
Floresce na primavera e verão, despontando inflorescências cimosas terminais, como pequenos e densos buquês, semelhantes a hortênsias, que abrem suas flores gradativamente, liberando um delicioso perfume doce e frutado. As flores são protegidas por brácteas arroxeadas, que dá um belo fundo ao buquê. A corola pode ser simples, mas é bem mais comum encontrar exemplares de flores dobradas, na cor branca ou delicadamente rosadas. São atrativas para abelhas e borboletas.
Um perfume fantástico em uma planta bastante espaçosa. A hortênsia-filipina é uma planta ideal para cultivar em áreas delimitadas, como vasos e jardineiras ou em áreas do jardim contidas por muros ou outras estruturas. Uma planta, cultivada em uma área aberta, tende a formar grandes e densos maciços com o passar do tempo, que por vezes escapam ao controle e invadem outras áreas.
Além do controle do seu crescimento, é uma planta rústica, dispensando outros cuidados. Também evite posicionar a planta em locais de passagem estreita ou em áreas expostas ao vento, pois suas folhas liberam um aroma desagradável quando molestadas.
A hortênsia-filipina deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Prefere áreas úmidas e semi-sombreadas, tropicais a subtropicais.
Não tolera estiagem ou geadas e sob frio intenso entra em dormência, rebrotando na primavera seguinte. Multiplica-se por estaquia dos ramos e por separação das brotações que surgem espontaneamente das raízes, no entorno da planta mãe.