Hortênsia – Hydrangea macrophylla

A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca conforme a variedade e o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas. Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. A hortênsia presta-se para o plantio em bordaduras, maciços, renques, cercas-viva e isolada em vasos.

Devem ser cultivadas a pleno sol em solos bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente. Requer poda anual, no final do inverno para um intenso florescimento na primavera e verão. Aprecia o frio, sendo indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. Multiplica-se por estacas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Hortênsia – Hydrangea macrophylla

  1. As informações recebidas são sempre bem vidas,este ano plantei hortênsia no jardim,imagino que foram plantadas em local próprio,adubação, sol e muito carinho,gostaria de saber mais sobre esta planta, cuidados,período para podar,formas de multiplicação,etc, estou aguando com água que contem ferrugem(coloquei ferros velho em balde) funciona para mudar sua cor ou é mito,agradeço e desejo que siga este belo trabalho de divulgação das plantas…quando minhas hortênsias estiverem florindo,enviarei uma foto das imagens…

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *