A dólar-de-prata (Lunaria annua) é uma planta herbácea, que pode se comportar como anual ou bienal, de florescimento e frutificação ornamentais. Ela é nativa da região dos Balcãs e do sudoeste da Ásia. O nome do gênero, Lunaria, vem do latim e significa “formato da lua” e se refere à forma e aparência dos frutos da planta, já o epiteto específico, annua, é uma referência ao comportamento anual da espécie. Da mesma família das couves e nabos, a dólar-de-prata tem ramagem ereta, pilosa e ramificada e atinge 90 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Ela apresenta folhas largas, ásperas, alternas, ovaladas e acuminadas, pubescentes e com margens serrilhadas.
As folhas da base tem longos pecíolos, enquanto que as de cima são sésseis. Na primavera e verão ela desponta inflorescências do tipo rácemo, com flores tetrâmeras de cor branca, rosa ou violeta, e muito atrativas para abelhas e borboletas. Em seguida, surgem os frutos, do tipo síliqua, deiscentes, membranosos, que são inicialmente verdes, e a medida que amadurecem passam para o marrom claro, ficando translúcidos. Quando a síliqua está madura e seca, uma válvula em cada uma dos lados cai, e as sementes são liberadas, deixando uma membrana central com uma bonita superfície nacarada à mostra. Essa membrana pode ficar na planta durante muito tempo, dependendo das intempéries. Os ramos com os frutos secos, destituídos de suas sementes, são muito utilizados em arranjos florais persistentes.
Uma planta que chama a atenção, tanto pela delicada floração, que mais parece uma pintura impressionista, quanto pelos curiosos frutos transparentes, que causam espanto e curiosidade nos observadores. A planta-dólar pode ser aproveitada de diversas maneiras. Ela fica espetacular em maciços em locais protegidos do sol forte por árvores ou construções ou mesmo em um mix com outras flores e forrações, dando um toque de estilo Cottage ao jardim. Há muitas variedades e cultivares em cultivo, como “Alba Variegata”, de folhas variegadas e flores brancas, e a “Chedglow”, de flores violáceas e folhagem arroxeada.
Deve ser cultivada sob meia sombra, em solo fértil, profundo, rico em matéria orgânica e irrigado regularmente. A dólar-de-prata não tolera estiagem e é bastante sensível ao oídio, assim, cuide que não falte umidade para a planta, mas evite o encharcamento. Prefere o clima ameno, com sol pela manhã ou no final da tarde e não tolera o calor intenso. Fertilize a cada três meses, com NPK 10.10.10 durante o crescimento, e com NPK 04.14.08 no período de pré-florescimento. Multiplica-se facilmente por sementes que crescem no primeiro ano, para florescerem e frutificarem um ano depois. Semeie diretamente dos canteiros, pois ela não tolera bem o transplante, e deixe um espaçamento entre 35 e 40 cm entre plantas. Se deixada crescer livremente, ela se ressemeia automaticamente, sem que seja necessário intervir, por essa razão, também pode se tornar invasiva em determinadas situações.