Palmeiras e piscinas: qual a distância segura?

Palmeira próximo à piscina e muro.  Foto de Elliot Cross
Palmeira próximo à piscina e muro.
Foto de Elliot Cross

Pergunta: Bom dia! Tenho uma palmeira rabo-de-raposa em minha casa e a área em que ela está fica a 10 cm do muro e a 30 cm do piso da piscina. Observei que ela está crescendo muito rápido, com tronco circular muito espesso. Existe perigo dela estourar o muro ou o piso da piscina? Atenciosamente – Merces Mendes


Resposta:
Prezado Merces, é sabido que as árvores ideais para plantar próximo às piscinas e outras estruturas, como muros, são as palmeiras, visto que elas tem raízes fasciculadas (ou em cabeleira), que não são agressivas, não ficam lenhosas e geralmente estão apenas nos primeiros 30 cm de profundidade do solo (raramente ultrapassando um metro). Ainda assim, é preciso atentar para uma distância mínima de segurança das estruturas e um bom desenvolvimento radicular da árvore.

Para calcular a distância segura faça uma projeção da copa da árvore adulta sobre o solo. No caso da palmeira rabo-de-raposa, cujo diâmetro de copa vai de 4,5 a 6 metros no indivíduo adulto, uma projeção de 5 metros é segura (Imagine uma circunferência com 5 metros de diâmetro). Ou seja, a distância da piscina ou do muro seria de 2,5 metros. Também preocupe-se em deixar essa área infiltrar, ou seja, nada de cobrir com piso impermeável. Assim, sua palmeira ficará bem segura, hidratada, ancorada, saudável e não danificará estruturas próximas, nem incorrerá em risco de quedas. Essa regrinha serve pra maioria das palmeiras, com poucas exceções.

Muitos podem achar essa distância excessiva e plantar a distâncias menores, sem no entanto incorrer em problemas estruturais futuramente. Aliás, essa é uma atitude bastante frequente. No entanto, reafirmo que esse cálculo é para uma distância segura, com garantia quase certa de não haver problemas (em se tratando de natureza nada é 100% certo), e não uma regra fixa a ser seguida. Às vezes assumir um pequeno risco pode ser interessante para o conjunto do projeto paisagístico. Boa sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

6 comments on “Palmeiras e piscinas: qual a distância segura?

  1. Oi! Tenho algumas palmeiras lacas plantadad a 70cm da piscina! Tinham me falado que eu não teria problemas! Entretanto há pouco uma amiga teve problema c/ arecas bambu e a piscina e elas estão há uma distância de uns 2m! Fiquei preocupada pois me falaram que as raizes da laca se comportam tal qual a areca! Os 70 cm de distância entre a palmeira e a piscina é de piso permeável (grama etc), na minha amiga eram 2m de concreto e porcelanato…
    Aguardo resposta, Nath!!

  2. Oi, tenho uma palmeira rabo de peixe (12 mts altura aprox) ao lado da minha piscina que se encontra a 2 mts de distancia, quando plantei deixei espaço com grama e revesti ao redor com pedra mineira, agora como esta muito alta o piso esta se elevando, se eu tirar o piso ao seu redor corro o risco da raiz danificar a piscina.

  3. Olá Saulo, acredito que não. A distância da piscina está segura. E a remoção da pedra permitirá que as raízes absorvam melhor a água das chuvas, reduzindo as chances de elas buscarem água em outros locais. Além disso, as palmeiras em geral tem raízes fasciculadas, que dificilmente serão agressivas.

  4. Olá! Tenho cinco Palmeiras triangulares rentes ao muro e diamante da piscina só uma fileira de cerâmica. Estão maiores que o muro e o tronco tomando o espaço de terra , bem grossos. Do outro lado meu vizinho fez um jardim de aterro mais alto cujo muro é o meu…Minha preocupaçao é: há possibilidade de romper o muro duplo lateral que estrutura minha piscina ?

  5. Olá Cecília, o ideal é você consultar um engenheiro que visite a propriedade e avalie a situação, pois cada caso é um caso. Palmeiras de um modo geral não costumam prejudicar estruturas.

Os comentários estão fechados.