Palmeira-rabo-de-raposa – Wodyetia bifurcata

A palmeira-rabo-de-raposa é uma bela espécie australiana, monóica, de origem restrita à pedregosa faixa de Melville, na região nordeste de Queensland. Foi descoberta em 1978, quando aborígenes apresentaram suas sementes aos botânicos que exploravam o local. Apresenta estipe único, cinzento, elegante, com diâmetro de cerca de 25 cm, anelado e em formato colunar ou de garrafa. Suas folhas são um espetáculo à parte e a peculiaridade que mais se destaca nesta palmeira. São grandes, verde-claras, arqueadas, pinadas e com numerosos folíolos que irradiam em todos os ângulos a partir da raque central. Assim, elas tem o aspecto plumoso de escova de garrafa, ou cauda de raposa, como o nome diz. Sua copa é composta por 8 a 10 folhas. Da base da copa, surgem as inflorescências, com milhares de flores branco-creme. Os frutos que se seguem são elípticos, vermelhos quando maduros e com uma única e grande semente. É capaz de autofecundar-se, gerando sementes férteis.

A palmeira-rabo-de-raposa é vedete dos jardins tropicais atuais. Muito procurada por sua beleza e rusticidade, ela pode ser conduzida isolada, como destaque, ou em renques e grupamentos. É interessante plantá-las em conjuntos unidos de duas ou três, assim o crescimento curvado torna-se bastante atrativo. Mesmo as mudas pequenas ainda podem ser plantadas sob sol pleno, ao contrário da maiorias das outras espécies de palmeiras. Também pode ser conduzida em vasos, quando jovem, embelezando pátios, varandas e até mesmo interiores bem iluminados, com pé direito alto.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solos drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente no período de crescimento. Após adulta, esta palmeira apresenta excelente resistência à estiagem. Por tolerar a maresia e ventos, é uma opção interessante para jardins no litoral. Resiste a geadas leves, mas não tolera frio intenso por período muito prolongado. Estimule o crescimento desta palmeira, fertilizando semestralmente e irrigando com frequência. Assim, ela é capaz de crescer de 60 a 90 centímetros ao ano. Ela é especialmente sensível à carência de potássio. Um cuidado especial deve ser tomado com os espécimes cultivados em vasos, pois o encharcamento por tempo prolongado provoca o rápido apodrecimento das raízes. Multiplica-se por sementes recém colhidas, despolpadas, escarificadas e postas a germinar em substrato arenoso, mantido úmido. Germina entre 2 meses e 1 ano após o plantio.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

6 comments on “Palmeira-rabo-de-raposa – Wodyetia bifurcata

  1. tenho empresa de paisagismo, gostaria de saber o que devo aplicar quando a palmeira rabo de raposa ta saindo folhas novas e ja sai as ponteiras comidas, nao vejo largarta durante o dia e nem durante a noite. acredito que pode ter acaro e fungo atacando somente as palmeiras e particularmente todas as que eu tenho.. gostaria de saber o que aplica , e qual produto aplica pra prevencao.

  2. Tive recentemente uma experiência desastrosa : comprei 03 mudas da palmeira Wodyetia bifurcata do site Compre Mudas (PR ) e me enviaram palmeiras Cariota Urens. Todas as tentativas para que esclarecessem o que houve me respondiam que estava certo que aquelas palmeiras eram as que eles vendiam por Rabo de Raposa.Mas eu estava certa de que não era assim.
    No próprio site de Compre mudas tem foto de cada uma ,preço diferenciado e também a descrição da espécie.
    Assim que ainda fiquei sem as Rabo de Raposa
    Mas não desisti,vou continuar procurando .Só preciso comprar de um produtor que entregue o produto certo.

  3. Tenho o mesmo problema do Guilherme, ou seja, as folhas nascem com as ponteiras comidas.
    Como combater e qual a prevenção?

  4. Boa tarde.

    Ganhei uma muda de palmira, ainda no saquinho. Transplantei ao vaso maior, mas a planta não desenvolve, ao contrario, acredito que o crescimento esteja atrasado, pois as folhas estão secando nas pontas. gostaria d recuperar a planta, principalmente porque tem um valor sentimental. no momento, ela mede em torno de 20 cm. Já posso plantar definitivamente no solo?

  5. Plantei em minha casa 4 palmeiras rabo-de-raposa. Todas as pessoas que vão em minha casa ficam impressionados com a beleza dela. Fiquei mais entusiasmado ainda, quando a empresa que foi plantar e cuidar de minha grama, viram as minhas palmeiras e disseram: “com pureza de alma, nunca vi uma palmeira rabo-de-raposa tão exuberante como esta”. Gostaria de enviar uma foto para vocês.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.