Jasmim que não floresce mais

img_1302Pergunta: Boa tarde, tenho um vaso plantado de jasmim dos poetas em minha sacada e as folhagens internas estão completamente ressecadas e desde novembro do ano passado a mesma não floresce mais…Como devo proceder para reanimar meu vaso desta planta que era tão viçosa e perfumada?

Ao redor desta folhagem ressecada, nasceram vários outros galhos novos e bem verdinhos e eles vão se enroscando com outra plantinha que tenho…

Obrigada pela ajuda,

– Márcia

Resposta: Olá Márcia,

Tem duas coisas que necessitam ser realizadas no seu jasmim-dos-poetas: A primeira é uma profunda poda de limpeza. Os ramos secos precisam ser removidos, assim como toda a folhagem seca. Esses ramos, dificultam a aeração e reduzem a iluminação no centro da planta, o que é diretamente responsável pela ausência de florescimento. Devido ao intenso emaranhado, é um trabalho minucioso, que deve ser feito com cuidado e tesoura bem afiada. Aproveite o momento para inspecionar a planta em busca de pragas e doenças. Feito isso, aguarde alguns dias para cicatrização e efetue a segunda e mais complicada parte: o replantio. Provavelmente seu jasmim já esgotou o substrato do vaso e o mesmo precisa ser reposto, principalmente se estiver compactado. Remova a planta cuidadosamente do vaso, pode as raízes que estiverem enoveladas e reacomode o torrão em um vaso maior, com substrato fresco e adubado. Não esqueça de refazer antes a drenagem do vaso novo adequadamente, aplicando manta geotêxtil e pedras no fundo dele.

Por ser uma trepadeira, essa tarefa não é nada fácil de fazer sem que alguns ramos arrebentem ou fiquem machucados. Após o replantio, será necessária uma nova poda para remover os ramos danificados. Devido à complexidade, pode ser interessante contratar uma empresa especializada em manutenção para ajudá-la.

Se você acha que é cedo ainda para fazer o replantio (faz menos de dois anos que a jasmim foi plantado), uma adubação própria para florescimento pode dar conta do recado. Aplique húmus de minhoca com farinha de ossos ou NPK 04.14.08 na proporção indicada pelo fabricante e regue bem em seguida.

Boa sorte e muitas flores perfumadas para o seu jasmim!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.