Jasmim-dos-poetas – Jasminum polyanthum

O jasmim-dos-poetas é uma trepadeira de textura semi-herbácea, bastante ramificada e de crescimento rápido, conhecida pelo perfume de suas flores. Seus ramos avermelhados apresentam folhas pinadas, com 5 a 9 folíolos verdes, de formato lanceolado. As inflorescências são axilares, em panículas e com numerosos botões cor-de-rosa que se abrem em pequenas flores brancas. As flores são rosadas por fora e brancas internamente, com 5 pétalas patentes e exalam um perfume adocicado.

O jasmim-dos-poetas é perfeito para jardins românticos e clássicos, sua folhagem e florescimento são de uma beleza delicada e seu perfume suave aguça os sentidos. Indicada para cobrir caramanchões, colunas, pórticos, muros, treliças e grades, deve-se aproveitá-la em locais de tráfego ou descanso que permitem aproveitar seu perfume. A floração pode ocorrer no outono, inverno ou primavera de acordo com o clima.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, florescendo mais abundantemente. Necessita podas de limpeza e tutoramento anuais, que a deixarão sempre viçosa e florífera. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos, cortados após a floração. Também pode ser propagada por sementes, mergulhia e alporquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Pessoas mais sensíveis devem evitar o plantio próximo às janelas dos quartos, pois pode tornar-se enjoativa.

7 comments on “Jasmim-dos-poetas – Jasminum polyanthum

  1. É uma planta maravilhosa, eu criei um muro com cerca de 4 metros de altura por 10 de comprimento que dá para as janelas dos quartos e de manhã, logo em Fevereiro, quando abrimos a janela, para além da vista agradável dos cachos de flores brancas, entra-nos pela casa o seu belo perfume. Atrai bezouros, zangões, pequenas abelhas e os pássaros gostam de se esconder por entre os ramos. Apesar de estarmos no meio da cidade, cria-nos a ilusão de vivermos no campo.
    Dou-lhe nota 10!

  2. Muito obrigada pelo retorno atencioso, Raquel! :)
    Resolvi lhe perguntar porque já fiz uma experiência no passado e não fui bem-sucedida com esse jasmim, infelizmente. Ele deixou de dar flor depois de 1 ano. Fiquei imaginando que o problema poderia estar no tamanho do vaso (o meu era de 40 x 40). Alguns funcionários de lojas de jardinagem me disseram que em vaso essa trepadeira atrofia e não se desenvolve. Mas, insistente que sou, decidi perguntar para alguém, de fato, gabaritado (depositei minha confiança em você!).
    Concluindo, pelo que entendi, em vaso grande e de chão ele o poetinha vai bem e agradece, correto?
    Gratidão uma vez mais, e um forte abraço!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.