Como conduzir a trepadeira bouganvília?

Foto de Wind e Wuthering
Foto de Wind e Wuthering

Plantei três mudas de primavera e elas começaram a crescer. Fiz um suporte de ferro para sustentá-las e conduzi-las. Duas delas estão ramificando muito na base. Quero saber se devo podar os ramos rentes ao chão, para força-las a subir com os ramos para o alto. Obrigado. – Alberto Lenza

Prezado Alberto,

A poda de condução da trepadeira bouganvília é um tanto subjetiva. Você pode tentar conduzi-la em tronco único ou múltiplo sobre o suporte, de acordo com seu gosto e o formato que deseja. Se os ramos estiverem maleáveis você pode tentar prendê-los ao suporte, mas se já estiverem firmes, lignificados, o melhor a fazer é cortar, não esquecendo de fazer um corte limpo e que não acumule água, e logo em seguida passar pasta cicatrizante. Já os ramos ladrão que surgem na base (são verdes, viçosos, longos e fortes) devem ser cortados periodicamente.

Lembre-se que o que faz uma planta querer crescer para o alto é a presença da luz. Não tente direcionar a trepadeira para um local sombreado, pois ela não vai se desenvolver bem.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.