Será um cacto ou uma suculenta?

Mudas de Cactos
Mudas de Cactos
Foto de Cactus

Pergunta: Olá, gostaria de saber a diferença entre cacto e suculenta e se suculenta é cacto? Quais os melhores tipos de suculentas e de cactos para quem está iniciando? Grato! – Francisco

Resposta: Prezado Francisco, sua dúvida é muito pertinente e comum a muitos iniciantes em jardinagem. Respondendo sua dúvida, botanicamente podemos dizer que os cactos são plantas suculentas, mas nem todas as plantas suculentas são cactos. Assim, só podemos chamar de cactos as plantas da família Cactaceae. Já as suculentas em geral possuem caules, folhas ou raízes engrossados e ricos em água, de forma muito mais abundante do que em outras plantas. Elas são assim adaptadas para poderem viver em ambientes áridos, desérticos, com pouquíssima água disponível. Elas armazenam a água em seus órgãos, o que lhes confere esse aspecto túrgido, “gordinho”. Uma planta suculenta muito popular e um bom exemplo é a babosa.

Abaixo você encontra uma lista de famílias botânicas que apresentam indivíduos considerados suculentas. Ou seja, nem toda a espécie da família citada é suculenta, mas muitas são.

Na prática diária da jardinagem e paisagismo é comum separarmos as cactáceas das outras suculentas. Assim temos cactos e suculentas (todas as outras) usualmente divididos nas prateleiras.

Cactos enxertados
Cactos enxertados são bonitos, mas mais difíceis de cuidar
Foto de Rusty Clark
As espécies mais indicadas para os iniciantes são sempre àquelas mais baratas. Adquira mudas pequenas em floriculturas, supermercados, garden centers, etc e inicie montando vasos mistos e amplos, formando pequenos arranjos com jeito de deserto. As mais resistentes vão sobreviver e se adaptar aos seus cuidados. Evite os cactos enxertados (a metade de cima é diferente da metade de baixo), pois geralmente são mais complicados de cultivar e fuja dos cactos com flores secas fincados neles – são pura enganação. Dê preferência às rosas-de-pedra (Crassulaceae) – além de várias espécies disponíveis, elas são bonitas, fáceis de cultivar e propagar e tem rápido crescimento. Clique aqui para ver dicas de cuidados com suculentas.
suculentas, rosas-de-pedra
Uma bela coleção de suculentas, com muitas rosas-de-pedra.
Foto de Manuel M. Ramos

Boa Sorte!

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Será um cacto ou uma suculenta?

  1. Bom dia! Meu nome e Suelen e tenho várias suculentas em casa por vários motivos. Os principais sao : – acho fácil o cuidado por não precisar muito de agua e justamente por isso, pois viajo muito e sem preocupação ,
    – são belíssimos , adoro plantas mas não muito de flores e elas são coloridas e me atendem muito bem apesar de algumas florirem.

Os comentários estão fechados.