Unha-de-gato na parede

Foto de Forest and Kim Starr
Foto de Forest and Kim Starr
Pergunta: Olá, gostaria que você me tirasse uma dúvida, como faço pra plantar uma trepadeira Unha-de-Gato? Quero na parede. Aqui em casa no quintal tem uma parede e eu gostaria muito e quero ter uma trepadeira, como faço? Obrigada – Ana Carolina

Resposta: Olá Ana Carolina, é muito simples plantar a unha-de-gato. Basta plantar as mudinhas bem coladinho ao muro. Prepare as covas de plantio, com um bom adubo orgânico e químico, como húmus de minhoca misturado com NPK 4.14.08 por exemplo. Faça covas 5 vezes o tamanho do torrão, para que a terra na volta fique macia, facilitando o crescimento das raízes. O espaçamento recomendado é de 40 cm entre as mudas, mas varia para mais ou para menos de acordo com a velocidade desejada para o fechamento. Não precisa tutorar a unha-de-gato sobre o muro, pois ela sobe sozinha. Mas é interessante que alguns raminhos toquem o muro.

O crescimento inicial da planta é bastante lento, mas vai se tornando mais veloz à medida que a planta ganha corpo e tamanho. O local deve receber boa incidência de sol e o muro deve preferencialmente receber apenas chapisco, embora ela se fixe à superfícies acabadas com pintura ou pedra também, porém com pouco mais de dificuldade.

Mesmo durante o crescimento realize podas na planta, removendo os ramos que se desprendem da parede. Mantenha sua unha-de-gato sempre bem podada, evitando assim que ela engrosse o caule e se torne adulta. É devido ao descaso com as podas que ela acaba destruindo muros e paredes, reafirmando sua má fama, que é mais devida ao jardineiro descuidado do que à planta.

Por fim, curta sua parede verde. Uma parede recoberta por unha-de-gato é linda e refresca o ambiente.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

14 comments on “Unha-de-gato na parede

  1. Se for mantida bem podada, rente ao muro, ela não destruirá o muro. Seus ramos não engrossam e ela não frutifica. Mas se for esquecida por algum tempo, todo o trabalho se perde.

  2. Ei Raquel. Obrigado pelo artigo.
    Essa planta teria o mesmo resultado em uma cerca com mourões e tela de alambrado? será que fecharia bem à visão? Obrigado.

  3. Ola Raquel :)
    Eu mudei agora pra um apartamento e o sol pega em cheio na sacada, pensei em fazer um jardim vertical e plantar a Unha de Gato em um vaso rente a parede para que ela possa me dar um fundo verde para as flores em vasos que fixarei na parede. Você acredita que esse meu planejamento daria certo?
    Obrigada

  4. Bom dia Raquel, percebi que algumas mudas estão crescendo mais rápido que outras, as que estão crescendo mais rápido o local é mais umido e houve um rompimento da tubulação de esgoto, porém todas são adubadas mensalidade e regadas todas as manhãs. Me disseram que se regar de manhã e de tarde elas se desenvolvem mais rápido mas se adubar demais elas podem vir a óbito. O que você sugere ? Elas já estão a exato um ano e só preencheram próximo a 1m² as maiores.

  5. Olá, existe alguma outra trepadeira que dê o mesmo efeito da unha de gato, mas que não tenha esse problema de danificar o muro? Grata

  6. Olá, é possível plantar em vaso? É que no quinta, tenho piso de ardózia e não sei qual seria a melhor solução, se é possível plantar por cima fazendo uma floreira ou se é preciso quebrar o chão

  7. Eu não sabia que não era comestível fiz um doce ficou igual doce de figo normal será que faz mal.

  8. Boa tarde. Tenho piso de cimento e muro de bloco sem pintura, posso fazer mudinhas de unha de gato em saquinhos e colocar direto no muro? Ela vai enraizar no muro? Nao tenho como quebrar o charo de cimento.

  9. Boa tarde,

    Gostaria de plantar trepadeira no muro da minha casa, porém meu muro é todo rebocado. É possível?
    No chão é piso, ou seja, não tenho nada de terra para plantar. Nesse caso é sobre o muro que fazemos o plantio?

    Parte do meu muro pega bastante sol na parte da manhã e início da tarde, outras duas partes do muro tem duas pequenas coberturas, mas que acaba passando uma parte pequena de sol.

    A trepadeira que gostaria de plantar seria unha de gato, a manutenção é facil de fazer, consigo fazer eu mesma ou preciso da ajuda de um jardineiro? A unha de gato realmente danifica o muro?

    A região onde moro é bastante quente e seca.
    Aguardo retorno e obrigada.

  10. Até mesmo a unha-de-gato necessita de terra para crescer e ela não pode ser plantada em vasos, quando o objetivo é cobrir o muro. Elas só destroem o muro quando não são podadas com regularidade.

Os comentários estão fechados.