Paquinha

  • Nome Científico: Gryllotalpidae
  • Nomes Populares: Paquinha, Paquinha-de-jardim, Grilo-toupeira, Cachorrinho-da-terra, Cachorro-d'água, Piloto, Ralo, Frade, Bicho-terra, Cachorrinho-d'água, Cachorrinho-do-mato, Cava-terra, Grilo-talpa
  • Ordem:
  • Classe:
  • Filo:
  • Reino:
  • Partes Afetadas: , ,
  • Sintomas: Manchas circuncritas de grama morta, buracos no jardim

As paquinhas são insetos da mesma ordem dos grilos e gafanhotos. O curioso, é que as patas que são super adaptadas para saltar nestes insetos, são modificadas para cavar nas paquinhas. As patas dianteiras são chamadas fossoriais, e são como pás, as do meio são adaptadas para a andar e as posteriores permanecem com a função de saltar, porém o salto é bastante raro nas paquinhas. Elas são musculosas e cavadoras super eficientes. Seu corpo é alongado, alcançando de 3 a 5 cm de comprimento. Ele é também robusto e de cor marrom a acinzentada, recoberto com pelos castanhos. As asas são do tipo tégmina e alcançam metade do abdomen. Possui longas antenas.

As paquinhas escavam túneis logo abaixo da superfície do solo e criam câmaras, onde depositam cerca de seus ovos. Uma fêmea é capaz de produzir cerca de 200 ovos, distribuídos em 3 ou 4 câmaras, do tamanho de um ovo de galinha. As paquinhas tem hábito noturno, quando podem sair para se alimentar. Elas se alimentam de matéria orgânica, o que inclui outros insetos, raízes e pequenas brotações. no entanto o maior dano que elas podem causar ao gramado diz respeito aos túneis que cavam. Estes túneis acabam expondo e fragilizando as raízes do gramado que passa a secar e morrer em áreas circunscritas. As plantas novas, por não terem um sistema radicular bem desenvolvido ainda, são as mais afetadas.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Ao contrário do que muitos podem pensar, os grilotalpas são inofensivos e nada peçonhentos. Ao pegá-los na mão, não se assuste, os pequenos beliscões que ele dá na pele são a tentativa de cavar para se esconder.

A prevenção da infestação, consiste em melhorar a drenagem ou reduzir as regas do jardim durante a primavera. Assim as fêmeas do inseto tendem a migrar a outros locais para desovar, em busca de umidade. Para controlar a paquinha em jardins residenciais, podemos encharcar o terreno infestado com uma solução de água e detergente comum ou sabão. Esta medida deve ser tomada à tardinha ou à noite, pois a aplicação da solução sob o sol pode prejudicar as plantas. Se a infestação for muito grande, com muitas paquinhas saindo dos buracos, após a aplicação da solução, deve-se lançar mão de inseticidas para reduzir o problema.

Em gramados muito extensos, como em campos de golfe, é possível tentar o controle biológico, com nematóides parasitários, como o Steinernema scapterisci e S. riobravos. No entanto, observa-se que em áreas de alta manutenção, com gramados irrigados e bem cuidados, o controle é menos efetivo e duradouro do que em áreas de baixa manutenção.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.