Lagarta-minadora

  • Nome Científico: Phyllocnistis spp., Liriomyza spp.
  • Nomes Populares: Lagarta-minadora, Larva-minadora, Migradora, Minador, Minadora
  • Ordem:
  • Classe:
  • Filo:
  • Reino:
  • Partes Afetadas: ,
  • Sintomas: Enfraquecimento, Formação de galerias em folhas e brotações novas, Queda das folhas

A lagarta-minadora é um tipo muito peculiar de inseto, ao menos em se tratando de sua forma de atacar as plantas. É chamada de minadora porque a fase larval desenvolve-se sob a primeira camada de tecido foliar, formando galerias por onde passa. Os gêneros mais comuns infestando as plantas são Phyllocnistis e Liriomyza.

Essa praga ataca brotações e folhas de diversas plantas como: tomateiro, citros diversos, couve e muitas espécies de plantas ornamentais.

O inseto adulto é bem conhecido, trata-se de uma pequena mariposa de no máximo 1 cm de comprimento que coloca os ovos sobre as folhas das plantas e, quando esses eclodem, a lagarta penetra e alimenta-se de tecido vegetal.

Esse ciclo leva de 8 a 20 dias para completar-se, fazendo com que a infestação cresça rapidamente. Além do dano causado por si, a minadora ainda facilita a entrada de microorganismos que causam doenças nas plantas como fungos e bactérias.

Ocorre durante o ano todo, principalmente no período mais seco, quase desaparecendo em períodos chuvosos. A irrigação derruba os ovos e as larvas que não penetraram nas folhas ou ramos, o que pode diminuir a incidência da praga.

Em condições naturais, a praga é controlada por parasitóides dos gêneros Diglyphus, Chrysocharis e Halticoptera e por predadores de pupas como as formigas. O controle químico é o mais usado, porém, tem efeito satisfatório apenas nos adultos ou em larvas recém eclodidas, nas lagartas que estão minando, o tecido vegetal acaba por proteger a minadora. Arrancar folhas com a praga e destruí-las também é importante para controlar a população.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

3 comments on “Lagarta-minadora

  1. O que posso fazer, tirei todas as folhas que estavam com a lagarta -minadora (igual a da foto desta postagem. Pode dar mais informações, pois estou começando minha hortinha e não tenho idéia de como combater. Nos tomates cereja tem os bichinhos brancos e peludinhos, não sei o que fazer? Pode me ajudar?

  2. Semeei rosa do deserto há 12 dias, notei que muitas não germinaram, observando uma semente percebi larvas brancas bem pequenas em uma das sementes, que praga é essa? Alguém pode me ajudar?

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.