Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Poda no bambú-da-sorte

Raquel Patro

Atualizado em

Foto de  Troy Mason
Foto de Troy Mason

Pergunta: Plantei um pedacinho de bambu da sorte num vasinho de terra faz mais ou menos 2 anos e ele cresceu, maravilhoso, e está com aproximadamente 2 metros. Só que eu moro em apartamento e ele está na minha sala, ou seja, ficando curvado na haste maior, pois atingiu o teto. Tenho uma imensa pena de cortá-lo. Gostaria de plantá-lo numa praça perto de casa. Quais as restrições ao plantio dele em praças? Se não for o possível, de quanto em quanto tempo terei que podá-lo e de que forma? Obrigada – Sheila Pires Fraga

Resposta: Olá Sheila,
Não é uma boa idéia plantar seu bambu-da-sorte em praças ou parques, afinal, são espaços públicos, muitas vezes projetados por paisagistas, que seguem um plano de ajardinamento da cidade, e você irá inserir uma planta exótica, que não faz parte do projeto e pode descaracterizá-lo. Além disso, o bambu-da-sorte gosta de ambientes internos e se você plantá-lo em uma praça ele possivelmente irá sofrer com ventos fortes, sol, etc.

Mas não se desespere, é muito simples podar o bambú da paz. Ele aceita super bem as podas e você ainda pode aproveitar os ramos que sobrarem para fazer novas mudas e presentear os amigos, oferecendo-lhes boa sorte. Para podar, use um estilete, faca ou tesoura de poda bem amolada. Faça cortes limpos e retos, para um melhor aspecto. Se desejar, pode aplicar pasta cicatrizante no corte ou pó de canela.

Atente também para outro detalhe, seu bambú-da-sorte tende a crescer muito em comprimento quando ele está à procura de luz. Se você colocá-lo em local mais iluminado, a folhagem dele ficará mais bonita e os caules mais fortes, e ele não precisará crescer tanto em busca da luminosidade. Só não vale colocar no sol direto, que pode provocar graves queimaduras.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.