Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Poda de palmeiras

Raquel Patro

Atualizado em

Renque de palmeiras laca ao longo de caminho. Foto de Forest & Kim Starr
Renque de palmeiras laca ao longo de caminho. Foto de Forest & Kim Starr

Pergunta: No condomínio ondo moro, coloquei palmeira laca ao longo de um canteiro de 129 metros, 5m entre uma e outra. Estão lindas, mas com muitas filhotas. Entendo que deveriam ser retiradas as mudas, parcialmente, mas além disso foram cortadas as folhas quase pela metade. Não foi só redução da quantidade, foram individualmente cortadas quase pelo meio. Fiquei muito aborrecida. Esse corte é indicado? Elas estão com no máximo 2m de altura. – Edméia Coelho

Resposta: Olá Edméia,

Não se aconselha podar as folhas das palmeiras pela metade, pois isso não tem nenhuma vantagem para a planta, prejudica seu desenvolvimento (por reduzir a área de fotossíntese) e é totalmente antiestético. As folhas das plantas somente são podadas pela metade durante o transplante, para reduzir a evapotranspiração e manter a planta hidratada por mais tempo – e este manejo raramente é efetuado em palmeiras.

A poda das palmeiras entouceiradas, como a palmeira-laca, deve ser apenas para remoção do excesso de mudas menores, pela base. A remoção das mudas excessivas, estimula o crescimento da planta em altura, e ajuda a evidenciar o belo palmito vermelho desta espécie. Mas não se deve esquecer que as jovens mudas são a forração de base para esta espécie, e remove-las completamente descaracteriza a planta. Além disso, são essas mudas que ao crescer mostrarão o palmito vermelho na altura dos olhos, enquanto que os caules maiores vão ficando acinzentados neste ângulo de visão.

No caso das folhas, para palmeiras em geral, deve-se podar apenas as folhas velhas da base, rente ao tronco. Essa dica, no entanto, não é recomendada para espécies de palmeiras de saia, por descaracterizá-las.

As palmeiras jamais devem ser podadas no topo, pois dependendo da profundidade, isso provoca a morte delas. Muitas pessoas pensam que assim estarão controlando a altura da palmeira, o que é impossível de se realizar. Podas drásticas podem funcionar para muitas árvores, mas jamais funcionará para uma palmeira. Neste caso é melhor escolher palmeiras de menor porte adulto para plantar no local.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.