Poda de palmeiras

Renque de palmeiras laca ao longo de caminho. Foto de Forest & Kim Starr
Renque de palmeiras laca ao longo de caminho. Foto de Forest & Kim Starr

Pergunta: No condomínio ondo moro, coloquei palmeira laca ao longo de um canteiro de 129 metros, 5m entre uma e outra. Estão lindas, mas com muitas filhotas. Entendo que deveriam ser retiradas as mudas, parcialmente, mas além disso foram cortadas as folhas quase pela metade. Não foi só redução da quantidade, foram individualmente cortadas quase pelo meio. Fiquei muito aborrecida. Esse corte é indicado? Elas estão com no máximo 2m de altura. – Edméia Coelho

Resposta: Olá Edméia,

Não se aconselha podar as folhas das palmeiras pela metade, pois isso não tem nenhuma vantagem para a planta, prejudica seu desenvolvimento (por reduzir a área de fotossíntese) e é totalmente antiestético. As folhas das plantas somente são podadas pela metade durante o transplante, para reduzir a evapotranspiração e manter a planta hidratada por mais tempo – e este manejo raramente é efetuado em palmeiras.

A poda das palmeiras entouceiradas, como a palmeira-laca, deve ser apenas para remoção do excesso de mudas menores, pela base. A remoção das mudas excessivas, estimula o crescimento da planta em altura, e ajuda a evidenciar o belo palmito vermelho desta espécie. Mas não se deve esquecer que as jovens mudas são a forração de base para esta espécie, e remove-las completamente descaracteriza a planta. Além disso, são essas mudas que ao crescer mostrarão o palmito vermelho na altura dos olhos, enquanto que os caules maiores vão ficando acinzentados neste ângulo de visão.

No caso das folhas, para palmeiras em geral, deve-se podar apenas as folhas velhas da base, rente ao tronco. Essa dica, no entanto, não é recomendada para espécies de palmeiras de saia, por descaracterizá-las.

As palmeiras jamais devem ser podadas no topo, pois dependendo da profundidade, isso provoca a morte delas. Muitas pessoas pensam que assim estarão controlando a altura da palmeira, o que é impossível de se realizar. Podas drásticas podem funcionar para muitas árvores, mas jamais funcionará para uma palmeira. Neste caso é melhor escolher palmeiras de menor porte adulto para plantar no local.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Poda de palmeiras

  1. LÍ ESSE ARTIGO PORQUE TENHO PALMEIRA LACA VERMELHA QUE JÁ ESTA COM QUASE DOIS METROS E CHEIA DE FILHOTES E QUERO MUDAR DE JARRO PORQUE TAMBÉM ESTA FEIA.

Os comentários estão fechados.