Pó marrom em chifre-de-veado

Os soros nas frondes do chifre-de-veado. Foto de SantaRosa OLD Skool
Os soros nas frondes do chifre-de-veado. Foto de SantaRosa OLD Skool

Pergunta: Tenho uma muda grande de platycerium-bifurcatum (chifre de veado), preso em minha aceroleira, na ponta de suas folhas do lado avesso, ou seja, na parte de trás apareceu manchas marrons parecidas com um veludo, seria sementes ou algum tipo de praga, falta de algum nutriente? Enfim, não atrofiou nem sofreu nenhuma modificação. Poderia me orientar sobre o assunto? – Valeria Pina

Resposta: Olá Valeria,

Se o pó marrom que você descreve, for como na foto acima, você está diante de soros. Os soros são conjuntos de esporângios ou gametângios de pteridófitas, que se localizam na face abaxial das frondes (face inferior das folhas). Traduzindo: Seu chifre-de-veado está se reproduzindo. Cada grânulo do pó marrom é um esporo. Estes esporos tem o mesmo objetivo que as sementes das plantas mais evoluídas (gimnospermas e angiospermas). Eles são originados de divisões meióticas e se encontrarem condições adequadas, germinarão, dando origem aos gametófitos da espécie chifre-de-veado.

Os gametófitos são plantas muito pequenas que podem se reproduzir sexualmente, originando gametas masculinos e femininos que se conjugam formando zigotos. Ao contrário dos esporos, os zigotos originarão chifres-de-veado como os conhecemos (fase de esporófito). Isso se chama alternância de gerações e esta é a forma que samambaias, avencas e chifres-de-veados encontraram para se reproduzir com variabilidade genética.

Parece complicado e é…

Quando o chifre-de-veado forma soros, é sinal de boa saúde. Da mesma forma que a maioria das plantas só florescem quando estão bem e todas as suas necessidades estão atendidas. Comemore os soros! Você está cuidando bem da sua planta.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Pó marrom em chifre-de-veado

  1. esta reportagem sobre as manchas marrons no chifre de veado, respondeu as minhas dúvidas. Obrigada. PERGUNTA: Sobre as manchas (pintas) que aparecem nas samambaias, se eu as colocar sobre a planta, nascerão mudas novas ?

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *